sexta-feira, 25 de junho de 2010

Desafio 10 livros em 10 dias - 2º dia

Livro que eu menos gostei (para não dizer mais odiei, soa muito pesado)



O escolhido foi Eu sou a lenda, de Richard Matheson. Eu simplesmente detestei esse livro.Até hoje me pergunto o que me deu forças para lê-lo até o fim... E sei que foi apenas porque eu prometi a mim mesma não abandonar leituras pela metade mais. Começar um livro terminá-lo. Foi meio que uma resolução de ano novo, já que antes, se um livro não me agradasse muito logo nas páginas iniciais, eu simplesmente deixava-o de lado (esse ano fiz isso com apenas um, mas não porque ele era ruim, porque fiquei sem tempo de ler - mas prometo que vou terminar).

Mas vamos à história. Em resumo, um homem é o único humano restante na terra que, após uma praga, está habitada por vampiros. O livro se passa na década de 70. O personagem principal, Robert Neville, é um homem comum, que luta diariamente pela sua sobrevivência. Os vampiros todas as noites tentam invadir a sua casa e ele tem que se defender, com os poucos recursos que tem. E, durante o dia, ainda tem que tentar descobrir a causa da “morte” de toda a população. Ele pesquisa sobre o assunto, faz experimentos com vampiros em sua garagem. No final da trama, é traído por uma mulher que ele achou ainda está viva, mas que na verdade faz parte da nova civilização: pessoas infectadas pela praga (que na verdade é um vírus) que encontraram uma forma de sobreviver. Ele acaba capturado e executado, o que significa a extinção da raça humana.

A história é chata, monótona, a narrativa é ruim. Para mim, a melhor palavra que o descreve é entediante. Não gostei nem um pouco...

2 comentários:

Luma Kimura disse...

O livro eu nunca li, embora tivesse alguma curiosidade, só vi o filme que não foi tão ruim quanto eu esperava apesar de ter muito daqueles ingredientes "mais do mesmo". Pelo seu comentário os finais são diferentes, né?

Rafaela Marinho disse...

Eu vi o filme também. Os finais são diferentes sim.. Mas, por incrível que pareça, eu preferi o final do livro.

Postar um comentário