terça-feira, 22 de junho de 2010

Uma coisa de cada vez...

Nos últimos dias eu senti como se tivesse perdido o controle da minha vida. Acontecimentos alheios à minha vontade (nada de tão grave) literalmente me tiraram do sério, me abalaram mais do que deveriam, e eu acabei me entregando ao desânimo na última semana.

Comi muito (guardadas as proporções do meu "novo" estômago de recém-nascido); na verdade eu comi mal; dormi demais; fiz coisas de menos; chorei bastante; faltei ao trabalho quase todos os dias. Alie-se a tudo isso uma virose (provavelmente decorrente de todo esse desânimo), e imaginem como foi a minha última semana.

Mas hoje eu decidi reagir (e juro que não tem nada a ver com o fato de ser segunda-feira - foi apenas uma feliz coincidência). Voltei ao trabalho, desempenhei as minhas funções com esmero, tomei providências reais contra aqueles que sugaram toda a minha energia, voltei a me alimentar bem. Foi quando me dei conta de que minha casa estava refletindo exatamente o que havia sido meus últimos dias: uma verdadeira bagunça.

Meu projeto de "colocar a casa em ordem" está em andamento há algum tempo. Resolvi começar justamente pela parte mais complicada: meus processos. Essa missão ainda não foi concluída (mas já está mais perto do que longe de acabar - ainda bem), mas hoje senti a necessidade de fazer algo paralelo. Uma série de novos pequenos sub-projetos, que possam ser iniciados e concluídos no mesmo dia, para não me desanimar.

Para hoje escolhi as minhas roupas. Espalhadas em três guarda-roupas diferentes em três quartos, elas estavam uma zorra total. Mas eu as encarei, e agora está tudo do jeito que eu gosto, cada coisa em seu lugar: roupas de frio, vestidos de festa, de cama, de banho e minhas peças de linho mais finas no quarto de hóspedes; sapatos e algumas poucas roupas que ainda não sei o que fazer no escritório e as que uso mais, juntamente com roupas de dormir, íntimas, acessórios, maquiagem, perfumes e bolsas no meu quarto. Pronto! Assim está bem melhor. E devo dizer também que me sinto bem melhor também!

Amanhã é dia de cinema com as amigas, portanto devo chegar em casa tarde. Mas, vou tentar dar um jeito no meu banheiro (é rapidinho).

Moral da história: quando tudo está dando errado e as coisas fogem do controle, não dá para tentar colocar tudo no lugar de uma vez, afinal algumas coisas não dependem só da pessoa. Mas não dá também para se entregar e deixar as coisas irem ladeira abaixo. O que fazer? Dar o primeiro passo e tentar corrigir aquilo que dá, mesmo que seja aos poucos. Se você se dedicar de verdade, dá pra consertar sim... E aí, o efeito é o inverso: quanto mais você vê o resultado, mas você quer corrigir o que ainda está errado, seja em que aspecto da vida for... E o melhor: sem ser necessário tanto sofrimento!

0 comentários:

Postar um comentário