quarta-feira, 28 de julho de 2010

Filmes

Mais dois filmes vistos recentemente baseados em livros que acabei de ler. Foram eles:

Ilha do medo (Shutter island - 2010)
Na verdade eu vi esse filme no cinema quando foi lançado. Da primeira vez, já havia gostado bastante do filme, e vê-lo novamente, após ter lido o livro, só serviu para eu ter certeza de que é um filmaço! Muitas críticas foram feitas ao filme, que foi considerados como sendo um filme B de Scorsese, mas eu não concordo com elas. O livro que deu origem à obra é muito bom, e o diretor conseguiu captar bem a essência sua e impingir nele as características que o consagraram. O elenco é muito bom. Desnecessário falar da parceria Scorsese-DiCaprio, que vem dando muito certo nos últimos anos. O ator adquiriu o meu respeito, e provou há muito que não é apenas mais um rostinho bonito em Hollywood, mas sim um ator talentoso e capaz de interpretar diferentes papéis com a densidade que cada um requer.

Querido John (Dear John - 2010)
Não é que eu não tenha gostado do livro, mas como eu disse no post sobre ele, não achei nada demais na história. Um tanto comum, ordinário. E o filme consegue ser mais ordinário ainda. Isso porque, as características dos personagens que ainda faziam com que eles tivessem algo de único, de diferente, na obra original, foram totalmente deixadas de lado na adaptação cinematográfica. Eu explico com um exemplo: no livro, a personagem Savannah é uma jovem pura, com princípios religiosos e uma moral bem definida. O filme retrata essa característica dela (que é a mais marcante, que a diferencia de qualquer outra jovem apaixonada) de forma muito superficial.
O filme traz algumas mudanças no enredo, que não comprometem a história como um todo, mas que eu acho que não foram necessárias. O filme poderia ter sido mais fiel ao livro.
O que mais chamou a minha atenção, foi ver Henry Thomas em cena, na pele de Tim. Para aqueles que não estão ligando o nome à pessoa, ele ficou mundialmente famoso interpretando o jovem Elliot, protagonista de ET - O extraterrestre.

0 comentários:

Postar um comentário