quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Livros - Coleção Becky Bloom (parte 1)


Livros:
- Os delírios de consumo de Becky Bloom;
- Becky Bloom: delírios de consumo na 5ª Avenida;
- As listas de casamento de Becky Bloom.

Reler Becky Bloom para mim é como visitar uma velha amiga, que eu não vejo a algum tempo, mas de quem adoro ouvir as histórias. É sentar para bater um papo e relembrar os velhos tempos. E, por mais que eu já saiba as histórias que ela está contando, sempre há algum detalhe que eu não me lembro, e sempre me divirto bastante ouvindo-a.

Conheço a personagem há bastante tempo, e leio todos os livros pelo menos uma vez por ano, porque eu simplesmente adoro. Sei que é muito fácil para as mulheres, de uma forma geral, dizer que se identificam com Becky. Afinal, quem nunca teve um dia de descontrole em um shopping? Quem nunca chegou em casa apinhada de sacolas de compras e ficou pensando: "Meu Deus, o que eu fiz? Como vou pagar por tudo isso?"

Mas no meu caso as semelhanças vão um pouco além. Tenho consciência de que sou uma consumidora compulsiva, que tenho muita coisa e que adoro comprar. Algumas amigas me chamam de Becky, inclusive. Sou apaixonada por roupas, óculos, relógios, bolsas, mas tem que ser tudo de grife. Sapatos, então, são um caso a parte. Tenho um guarda-roupas só para eles...

É por isso que eu adoro ler os livros de Becky... Quando vejo todos aqueles nomes de estilistas famosos saltando das páginas, meu coração dispara. Porque a verdade é que eu entendo Becky Bloom. Eu sei o que é querer desesperadamente alguma coisa, eu sei qual é a sensação de receber uma sacola de uma vendedora e saber que todas as coisas dentro dela agora são suas, eu sei o que é atrasar o pagamento de uma conta porque simplesmente não se controlou e acabou gastando o dinheiro em uma bolsa nova... E é por isso que eu sou completamente apaixonada pelos livros, pela personagem.

Tá, mas eu não sou apenas uma consumidora compulsiva maluca... assim como também Becky não é. O que eu mais gosto nela é a sua perspicácia, a forma como ela vê as coisas, a forma como ela consegue sair das maiores confusões em que se mete...

Atualmete, a série tem cinco livros. O sexto está em fase de pré venda nas maiores livrarias online do mundo, mas não sei quando será lançado no Brasil (não vejo a hora de ler, a propósito). Hoje vou me ater aos três primeiros volumes, e amanhã comento os outros dois.

No primeiro volume, somos apresentadas à personagem e ao seu mundo. Ela é uma jornalista financeira, mas está longe de ser organizada com as suas próprias finanças. Ela mora em Londres, onde divide um apartamento com sua amiga Suze. Nesse primeiro volume, Os delírios de consumo de Becky Bloom, a personagem está endividada, e tenta dar um jeito de pagar suas dívidas. Primeiro, ela tenta ganhar na loteria (fácil, fácil...). Antes mesmo de saber se ganhou ou não, Becky gasta mentalmente todo a sua fortuna. Quando não ganha na loteria, ela tenta cortar gastos, levando uma vida frugal. É claro que é um desastre total... Uma simples ida ao museu acaba se transformando em uma tarde de compras. Por fim, ela parte para outra alternativa: ganhar mais dinheiro. Consegue um emprego como vendedora em uma loja aos sábados, mas é demitida no primeiro dia por esconder de uma cliente uma calça que ela realmente queria para ela. Depois ela tenta mudar de emprego, e se vê diante de uma sala repleto de banqueiros finlandeses (ela, naturalmente, não fala uma única palavra do idioma, apesar de ter colocado no currículo que era fluente).

Nesse meio tempo, suas dívidas só aumentam. Seu gerente do banco não a deixa em paz, e Becky acaba indo se esconder na casa dos pais. Lá, ela descobre que seus vizinhos foram lesados em um investimento e, pela primeira vez, Becky tem vontade de escrever uma matéria sobre finanças pessoais. O artigo é um sucesso, e ela é convidada para fazer um programa de televisão, em um debate contra Luke Brandon, um famoso e arrogante empresário do ramo de RP, com quem ela já havia se desentendido antes. Mas eles acabam juntos e ela ganha uma participação fixa no programa de TV.

No segundo volume, Becky Bloom: delírios de consumo na 5ª Avenida, Luke decide expandir sua empresa, abrindo uma filial em Nova York. Após um grande período de incerteza, sem saber se seu relacionamento teria algum futuro, ele a convida para ir com ela, e o casal vai passar alguns dias em Nova York, conhecendo a cidade e se adaptando à nova vida. Becky fica louca diante de tantas oportunidades, de tantas coisas bonitas e diferentes para comprar. Ela está mais descontrolada do que nunca, vivendo o que, para ela, é um sonho.

Só que uma matéria em um jornal inglês transforma o sonho em pesadelo, e o mundo da apresentadora de TV desmorona colocando em risco, inclusive, o novo negócio do namorado. Humilhada e sem nenhuma perspectiva na América, ela volta para Londres, sozinha e desolada. Lá ela descobre que a vida não está melhor. Desempregada e solteira, Becky precisa dar um jeito em sua vida. E a solução que ela encontra é simplesmente brilhante... Ela decide vender todas as suas coisas, pagar suas dívidas e se mudar sozinha para Nova York, começando uma nova carreiroa como compradora pessoal (o emprego perfeito para Becky)

No terceiro volume, As listas de casamento de Becky Bloom (meu favorito), ela e Luke estão morando em Nova York. No casamento de sua melhor amiga, Suze, nos arredores de Londres, Luke pede Becky em casamento. E ela aceita. Sua mãe, imediatamente, começa a organizar o casamento da filha. O que Becky não imaginava é que a mãe de Luke, também iria querer fazer um casamento para o filho, no Plaza, em Nova York. Becky está mais dividida do que nunca, sem saber o que fazer: ter o casamento dos sonhos no Plaza e ferir os sentimentos da mãe, ou casar em Londres e ter que pagar uma multa de cem mil dólares (dinheiro que ela não tem).

Esse livro é o meu favorito por dois motivos: primeiro porque a solução encontrada por Becky para o problema dos dois casamentos é perfeita, e é a cara dela. Depois, e principalmente, porque a personagem revela um lado mais maduro nesse volume, ao se preocupar com Luke e com os problemas dele, ao colocar as necessidades dele na frente das dela (pelo menos de alguma delas). A personagem mostra um lado mais maduro nesse livro, mais humano

Nossa, este post ficou enorme... E deu para notar que eu adoro a série de livros. Amanhã, os volumes 4 e 5: A irmã de Becky Bloom e O chá-de-bebê de Becky Bloom.

0 comentários:

Postar um comentário