terça-feira, 3 de agosto de 2010

Livros - Dexter: a mão esquerda de Deus e Querido e devotado Dexter

Um belo dia estava eu passeando por uma livraria, quando vi um livro que chamou minha atenção: Querido e devotado Dexter. E, na capa, a frase que me fez querer ler o livro mais que qualquer outro: "O livro que deu origem à cultuada série Dexter". Fiquei louca. Fazendo uma pesquisa na net, descobri que aquele era o segundo volume e que havia três!! Na mesma hora, pedi o primeiro pelo Submarino. Os outros dois, comprei depois, na mesma livraria.

Acho a série Dexter uma das melhores e mais inteligentes séries da atualidade. Como já conhecia a história, fiquei um tanto receosa com relação aos livros, mas ao mesmo tempo louca para ler, como já disse. A medida que ia virando as páginas, ia ficando cada vez mais empolgada com o que estava lendo, não conseguia deixar os livros de lado. Cada um foi lido em um período máximo de 48 horas.

Muitas coisas que estão no livro estão presentes também na série, mas houve mudanças fundamentais, o que tornou a leitura ainda mais interessante, pois o que eu sabia que tinha acontecido na TV não era necessariamente o que viria a seguir nos livros. Os livros também tem a vantagem de ser mais introspectivos, de focar mais nos pensamentos e devaneios de Dexter, na sua forma distorcida de ver o mundo e as pessoas ao seu redor.

Ler os livros para mim serviu para confirmar uma coisa: quando uma história é boa, ela é boa e pronto. Seja no cinema, na TV, em livro ou onde for... E assim é a história de Dexter. O serial killer mais querido de todos os tempos.

Os questionamentos que surgem são vários: Dexter é um herói ou um vilão? É um justiceiro, que ajuda a "limpar" a sociedade ou simplesmente um assassino frio e desprovido de sentimentos? Para mim, ele é tudo isso. E muito mais... É impossível não torcer para ele, não querer que ele consiga se safar ileso cada vez que faz uma visitinha às suas vítimas. É impossível não se envolver com a trama, a cada virada de página.

O segundo volume da série, Querido e devotado Dexter, mantém o mesmo ritmo eletrizante e a qualidade do primeiro. Novos desafios surgem, um novo rival aparece, o sargento Doakes, que não sai da cola de Dexter, vigiando todos os seus passos. Mas nem mesmo ele é capaz de parar o serial killer, apenas dificulta um pouco as coisas para ele...

Uma leitura excelente, que eu definitivamente recomendo.

0 comentários:

Postar um comentário