sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Livros - O código dos justos


O Código dos justos é o primeiro livro do autor Sam Bourne (pseudônimo do jornalista inglês Jonathan Freedland) e foi o segundo que eu li. De cara, já tenho que dizer que gostei muito mais desse livro do que do outro que li, O acerto final.

Will Monroe é um jornalista que, sem querer, esbarra com uma grande reportagem, que recebe a primeira página. Logo em seguida, outra reportagem, bastante parecida com a primeira, chama a sua atenção para a coincidência. Dois homens comuns, pecadores que, durante a sua vida, foram capazes de um grande gesto, algo que mudou verdadeiramente a vida de outra pessoa. E a única exigência que fizeram pelos seus gestos foi permanecerem anônimos.

Will descobre que sua mulher foi sequestrada, e que está sendo mantida refém em um bairro judeu. Com a ajuda de um amigo e da ex-namorada, ele começa uma investigação particular para saber quem sequestrou sua mulher. É quando se depara com uma antiga lenda judaica, que prevê o fim do mundo.

É uma leitura envolvente, empolgante, que prende do início ao fim. É o estilo de livro que eu gosto, com reviravoltas, revelações bombásticas, conspirações. O autor segue a mesma linha que tornou Dan Brown um homem mundialmente famoso. Porém acho que O código dos justos é ainda melhor que alguns livros de Brown, que tem um final mais revelador, mais crível.

A narrativa é intensa. Porém (há sempre um porém), tenho duas pequenas observações a fazer: a primeira é que achei alguns personagens bastante superficiais; e a segunda é que o livro se torna previsível em alguns momentos, dá para saber exatamente o que virá a seguir. Mas, mesmo com essas observações, o livro entrou para a minha lista de favoritos.

Já virei fã desse autor e, em breve, pretendo ler O último testamento, o outro livro que falta (que já comprei, inclusive)

0 comentários:

Postar um comentário