domingo, 15 de agosto de 2010

Livros - O recurso


John Grisham tem um estilo muito único de escrever. É impossível não reconhecer uma de suas obras logo nas páginas iniciais. Cresci lendo os livros do autor e gosto bastante da maioria. O autor transita muito bem pelo mundo jurídico e suas ramificações, com obras sobre tribunais, júris, acordos milionários, eleições, escritórios de advocacia, grandes egos, buscas incessantes por poder e dinheiro...

O recurso não é diferente. O livro começa com um julgamento e um grande veredicto, em favor de uma viúva que perdeu o marido e o filho por causa da água de sua cidade, totalmente contaminada por uma fábrica. Um casal de advogados concordou em dar entrada no processo, arriscando suas carreiras e todo o seu futuro financeiro. Diante do veredicto de 41 milhões de dólares, eles acreditam que suas vidas estão prestes a mudar... Mas será que estão mesmo?

Do outro lado, um empresário bilionário e ganancioso, com acesso a tudo e todos que o dinheiro pode comprar, está decidido a não deixar que um único centavo do seu dinheiro vá parar nas mãos da viúva e dos seus advogados.

O livro deixa, então, os tribunais um pouco de lado, e entra em uma outra área, não menos corrupta e não menos fascinante: a política. O que é necessário fazer para ganhar uma eleição.

Golpes sujos, armações, manipulação de pessoas, coisas e fatos, tráfico de influência: tudo é válido para conseguir vencer a eleição e garantir que os interesses dos financiadores da campanha sejam preservados.

O livro não é o melhor de Grisham, mas faz uma crítica ferrenha ao sistema de eleições para magistrados americanos que, se pararmos para pensar, não diverge muito do que vemos acontecer por aí, inclusive no nosso país. E por isso ele é muito bom e vale a pena ser lido. Definitivamente recomendo.

0 comentários:

Postar um comentário