quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Livros - Os elefantes não esquecem


"Os corpos de Lady Ravenscroft e de seu marido, o general Ravenscroft, foram encontrados no meio de um penhasco onde anosantes uma outra mulher tivera também um trágico acidente. O casal tinha sido morto a tiro e junto deles encontrava-se a arma do crime. Apesar de não se ter descoberto o motivo, a polícia concluiu tratar-se de um duplo suicídio e o caso foi dado por encerrado. No entanto, doze anos mais tarde, um amigo do casal, não convencido com a explicação encontrada pela polícia, decide desenterrar a história e pede ajuda a Hercule Poirot para desvendar este misterioso caso. Para poder levar a cabo a sua investigação Poirot vai ter de contar com a memória de três testemunhas: uma velha senhora, um médico e um professor. É a partir dessas memórias que Poirot se embrenha no passado e descobre que antigos pecados deixam marcas profundas." (sinopse retirada do Skoob)

Em primeiro lugar, devo dizer que após ter reiniciado a leitura das obras de Agatha Christie, esse é o melhor dos que li até o momento (se bem que foram apenas três). Mas, mesmo assim, ainda faltou algo à história...


Esse livro não deveria ser considerado um caso de Hercule Poirot, mas sim um caso de Ariadne Oliver, haja vista que é a personagem, escritora de romances policiais, que praticamente conduz toda a investigação. A participação de Poirot é relevante apenas no final.


(Spoiler) É uma típica história de Agatha Christie, só que, dessa vez, achei mais fácil desvendar o final do livro. A insistência de Poirot com a história das perucas foi o que tornou fácil deduzir o final, assim como a presença das irmãs gêmeas.


Achei interessante a referência à memória dos elefantes, e a comparação com os animais. Uma pequena coisa, que acrescentou bastante ao enredo.


De uma forma geral, foi uma boa leitura.

0 comentários:

Postar um comentário