domingo, 29 de agosto de 2010

Seriados - Lost


Depois de o mundo inteiro já ter assistido e já ter comentado o final de lost à exaustão, eu finalmente vi o desfecho de uma das melhores séries que já vi na vida. Acompanhei a série desde o início. Assim como vários fãs, participei de grupos de discussões, criei teorias mirabolantes para o que seria a ilha, a fumaça preta, a iniciativa Dharma, etc. Achei a segunda e a quarta temporadas muito fracas. Quando a quinta temporada teve início, eu decidi deixar de fazer perguntas e simplesmente assistir e me divertir. Mas na verdade só tinha assistido aos cinco ou seis episódios iniciais, quando tomei outra decisão: simplesmente deixar de assistir a série.

Não que eu não gostasse mais da série, não que eu não fosse mais fã. É que as coisas estavam tomando um rumo tão "louco", que eu decidi simplesmente me desligar de Lost e esperar que tudo terminasse. Aí assim, assisti do primeiro ao último episódios em sequência. E foi justamente o que eu fiz... E não me arrependo.

Tenho que admitir que achei o final bastante bem bolado. Com tantas teorias que apareceram ao longo dos anos, era impossível que alguém não tivesse acertado antes. Mas o que eu realmente gostei foi o fato de que, mesmo explicando muita coisa e fazendo sentido, o final da série ainda deixou muita coisa em aberto, para que o espectador tire as suas próprias conclusões.

Durante o tempo em que o episódio foi ao ar e hoje, quando eu o assisti, evitei ler qualquer coisa sobre a série, seja em revistas ou na net. É óbvio que eu não queria saber o que iria acontecer antes de ver. E agora, mesmo depois de já ter visto, também não quis ler nada antes de escrever as minhas próprias conclusões e opiniões, para não me deixar influenciar. Por isso não sei dizer se o episódio final da série foi bem aceito ou não pelos fãs.

Mas posso falar por mim. Eu simplesmente adorei o final!!! Fiquei bastante emocionada, em várias passagens. E eu sempre imaginei que Jack morreria no final. (Ah, agora é fácil falar, depois que já viu - hehehe). Não é isso, é que como a primeira cena do seriado foi Jack abrindo o olho, eu sempre tive uma coisa dentro de mim que dizia que a série terminaria com ele fechando o olho, o que infelizmente, representaria a sua morte. Só que da forma como o final aconteceu, a morte dele esteve longe de ser uma coisa triste...

Para mim, Lost sempre foi sobre Jack. Eu não tiro o mérito e a importância de cada outro personagem. Mas, eu sempre defendi que Lost era o grande teste de Jack. Alguns afirmavam ser Locke o personagem central, outros diziam até que era Hurley mas, para mim, sempre foi Jack. Foi com ele que tudo começou e terminou.

Como todo seriado, teve momentos fracos, episódios inesquecíveis, outros do qual eu mal lembro. Personagens dos quais gostava bastante, e outros de quem não gostava (leia-se: Michael e Ben). Mas, fazendo um apanhado geral, foi uma bela série, que misturou viagens no tempo, eletromagnetismo, variáveis e constantes com fé, amor, redenção. Que colocou a fé contra a ciência, que tratou de forma única da eterna batalha entre o bem e o mal. Eu vou sentir falta da série, mas tenho que dizer que o episódio final fechou com chave de ouro o enredo, que a série acabou na hora e da forma certa.

Se, por ventura, ainda existir alguém que não tenha assistido ao seriado e que queira ver, aí vai o meu conselho: ao longo das temporadas, vários questionamentos vão surgir. Alguns serão respondidos, outros não. Mas assista a série sem se preocupar tanto em obter as respostas para esses questionamentos, foque mais nos personagens. Porque foi justamente quando eu parei de tentar buscar respostas para qualquer coisinha fora dos padrões que ocorria, quando eu deixei a parte técnica de lado, quando eu parei de procurar erros e passei a valorizar sentimentos, que eu realmente aproveitei a experiência incrível que é assistir a Lost, que eu entendi cada um daqueles personagens... e foi quando Lost se tornou inesquecível para mim...

0 comentários:

Postar um comentário