quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Livros - Coleção Os Karas (Pedro Bandeira)

Livros:
- A droga da obediência;
- Pântano de sangue;
- Anjo da morte;
- A droga do amor;
- Droga de americana!

Desde pequena que eu gosto bastante de ler. O hábito sempre foi estimulado pelos meus pais (estimulado, não forçado - essa diferença é muito importante!!!). Eu sempre tinha livros ao meu alcance, para quando quisesse ler. Alguns nomes fazem parte da minha infância e adolescência (e da traumática fase de transição de uma para a outra), como Monteiro Lobato, Agatha Christie, João Carlos Marinho (as aventuras da Turma do Gordo) e Pedro Bandeira.

Eu simplesmente adorava Os Karas. Eu queria ter o meu próprio grupinho secreto, participar de grandes aventuras, resolver mistérios... Por isso, fiquei encantada com a possibilidade de revisitar as obras, tantos anos depois quando, meio que por acaso, esbarrei nos livros de Pedro Bandeira. E, para a minha alegria, havia um novo, que eu nunca havia lido!

Os Karas são um grupo de amigos que estudam no colégio Elite, em São Paulo. São eles: Miguel, Crânio, Calu, Chumbinho e Magri. Juntos, eles ajudam a polícia a resolver grandes mistérios, que vão de adolescentes desaparecendo misteriosamente dos colégios onde estudam, ao sequestro da filha do Presidente dos Estados Unidos. Para tais façanhas, eles contam sempre com a parceria e amizade do detetive Andrade.

É claro que eu não li os livros com o mesmo entusiasmo que fiz há quinze anos atrás, mas o que me surpreendeu é que eu continuei achando as histórias muito boas (Pântano de sangue é mais fraquinho que os outros). Obviamente algumas partes soaram meio forçadas e até mesmo engraçadas como, por exemplo, quando o Dr. QI diz, em A droga da obediência, alguma coisa do tipo: "primeiro, nós vamos conquistar todas as escolas, depois o mundo". O autor só esqueceu de todos os adultos que povoam a terra, incluindo aí as organizações militares e polícias de todos os países... Achei engraçada essa passagem.

Mas isso é só um detalhe. O que importa é que são livros divertidos, leves, que tem o poder de estimular o hábito da leitura em jovens e que agradam também aos mais velhos.

1 comentários:

UeSleyY disse...

meu eu li egosteiii muito mas sera q vai ter o filme tomaraaaaa

Postar um comentário