quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Livros - Criança 44


Não lembro exatamente quando nem porque eu decidi que queria ler esse livro. Aproveitando uma oportunidade, adquiri recentemente um exemplar e não perdi tempo em começar logo a leitura. E devo dizer, que valeu muito a pena. A obra, do escritor Tm Rob Smith, entrou para a lista das minhas favoritas. A qualidade da obra é incrível, em vários aspectos.
O primeiro aspecto que me chamou a atenção foi o contexto histórico, a época em que a trama de desenvolve: a rússia de Stalin e o período que se seguiu à morte do líder. Eu não sou nenhuma expert no assunto, mas achei que, em qualquer outro momento histórico, a trama perderia bastante. Mas, da forma como foi inserida dentro do contexto, a obra se tornou singular.
Outro fator que se destaca, a meu ver, é a própria trama, e o desfecho que me surpreendeu. Não quero estragar o final, por isso vou tentar falar dele sem revelar nada de relevante. Mas o fato é que eu só me dei conta do desfecho, da grande revelação do final do livro, poucas páginas antes do fato ser efetivamente revelado. A verdade é que eu adoro histórias sobre serial killers, e esta em particular, eu adorei. Gosto das razões por trás deles, do passado, da explicação que levam esses personagens a se transformarem nos "monstros" que são.
Por fim, os personagem também são de grande relevância, principalmente o personagem central, o soldado Liev, que no início é o protótipo do soldado perfeito para o regime: acredita no Estado, na revolução e no regime, não tem pena de suas vítimas, sendo capaz de torturá-las e de matá-las sem pensar duas vezes.
Entretanto, a convicção de uma família de que seu filho foi assassinado e a atuação do Estado repressor em sua própria vida pessoal fazem com que a "fé" de Liev no sitema se abale e que ele comece a buscar respostas. A partir daí, sua vida, sua casamento, sua carreira, sua família, tudo ao seu redor desmorona.
Liev é um personagem cativante, e sua história é muito envolvente, daquelas que é difícil deixar de lado e parar de ler. O leitor sofre junto com o personagem, torce por ele, para que ele consiga provar a verdade, pois ele teve que pagar um preço muito alto por essa verdade...
Um livro, como eu disse, envolvente, eletrizante, que vale muito a pena ler. Recomendadíssimo!!!!

0 comentários:

Postar um comentário