quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Livros - A menina que roubava livros


Eu tentei ler esse livro em três ocasiões diferentes antes dessa, e em nenhuma consegui avançar além da página 200. Cheguei até a apontá-lo como "Um livro que você não indica" no Desafio 10 livros em 10 dias, que participei aqui no blog no final de junho e início de julho. Mas eu havia prometido a mim mesma, que ainda este ano, em algum momento, iria lê-lo até o fim. E, de fato, agora eu o fiz.
Não posso afirmar que o livro tenha me agradado muito. Mais uma vez, achei a leitura cansativa, arrastada. A história até que é boa, e confesso que achei bastante interessante o fato de o livro ter sido narrado pela própria morte, dando uma perspectiva diferente à narrativa. Mas, como eu disse, essa mesma narrativa, que tem uma perspectiva diferente e atrativa, é também o grande problema do livro, uma vez que oscila muito. É verdade que há passagens brilhantes na obra, mas na maioria das vezes as coisas demoram muito a acontecer e a leitura se torna bastante enfadonha. E isso fez com que o resultado final, a meu ver, fosse apenas um livro bom, nada de excepcional.
Sei que o livro teve, à época do seu lançamento, grande repercussão, e tem até hoje. E sei também que meus comentários não vão agradar várias pessoas. Mas foi a minha impressão do livro. Porque a verdade é que a obra não conseguiu me cativar...
Mas, mesmo assim, acho que é um livro que deve ser lido sim.

0 comentários:

Postar um comentário