domingo, 26 de setembro de 2010

Livros - O último testamento


Li os três livros lançados por Sam Bourne recentemente e, dos três, O último testamento foi o que eu menos gostei. Mas, mesmo assim, dei 4 estrelas a ele no Skoob, porque, apesar de não ser tão bom quanto os outros, principalmente O código dos justos, o livro é muito bom.

"O autor do best seller O código dos justos está de volta com um romance eletrizante. Em abril de 2003, o exército americano entra em Bagdá e assume o controle da capital iraquiana. Milhares de pessoas aproveitam para saquear o Museu Nacional de Antiguidades. Entre elas, um menino de 15 anos, que foge com uma antiga tábua de argila debaixo do braço... Em um comício pela paz em Tel Aviv, o primeiro-ministro de Israel está prestes a assinar o documento que vai selar a paz entre palestinos e israelenses. Do meio da multidão, um homem se aproxima, carregando o que parece ser uma arma. Morto por guarda-costas, ele trazia apenas uma carta ao líder político. E agora o tão sonhado acordo de paz está em risco. Washington decide então enviar a negociadora Maggie Costello ao Oriente Médio. Ao chegar à região, ela se convence de que o crime não foi um ato aleatório. Na verdade, ele pode estar ligado a um enigma não-resolvido da Bíblia."

Achei os personagens menos convincentes e menos cativantes nessa obra do autor. A trama também é pouco crível. O estilo do autor é muito bom, e me conquistou totalmente, como disse já disse em outro post. Entretanto, essa trama deixa um pouco a desejar em relação às outras.

Maggie é uma personagem que não tem força suficiente para ser a protagonista da trama. A história em si também não convence. Gira em torno de uma pedra de argila roubada do Museu de Bagdá onde Abraão diz para quem ele deixa Jerusalém. Com essa pedra, teria fim a eterna disputa pelas terras, fazendo com que os povos que a disputam finalmente vivessem em paz. Mas será que essa paz ocorreria mesmo?

Enfim, a leitura é interessante, a história é cheia de ação e de reviravoltas. Mas, para quem quiser ler apenas um livro do autor, eu definitivamente não recomendo esse. Recomendo O código dos justos.

0 comentários:

Postar um comentário