sábado, 4 de setembro de 2010

Livros - O velho e o mar


Confesso. Eu nunca tinha lido Hemingway. Mas sempre quis ler. E agora, do nada, resolvi me aventurar em uma de suas obras. Sei que O velho e o mar é considerada a sua grande obra, por isso resolvi começar por ele. Outro fator que me fez querer começar por este livro foi o fato de ele ser bastante curto. Pela sinopse que havia lido, vi que provavelmente seria uma leitura bastante entediante.

E eu estava completamente certa. O livro é muito entediante sim. Mas, seria injustiça classificá-lo apenas de entediante. Essa é apenas uma das várias características da obra. E, como eu disse antes, eu já achava que seria assim, afinal, um homem sozinho em um barco em alto mar, perseguindo um peixe... qualquer escritor de qualquer época e de qualquer lugar do mundo teria dificuldade em transformar esse enredo em uma obra cheia de ação!

Mas, ao mesmo tempo que o livro é entediante, ele também é fascinante. O personagem central, o velho, Santiago, e sua perseverança, são inspiradores. O tema em si, a luta do pescador com o peixe, por vários dias, é muito específico. Entretanto, suas dificuldades, as questões por ele enfrentadas e seus sentimentos são comuns à maioria das pessoas. Se o leitor sair daquela situação específica e aplicar os sentimentos do protagonista à vida como um todo, terá uma verdadeira lição de vida, pois se deparará com amor, coragem, persistência, paciência, simplicidade... atributos necessários a todos.

0 comentários:

Postar um comentário