segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Desafio Literário 2011 - minha lista

Relutei um pouco em participar do Desafio Literário 2011, pois não havia gostado dos temas de alguns meses. Mas eu sabia que não ia acabar resistindo e acabei elaborando a minha lista, com dois livros para cada mês. Eis os temas e os livros que eu escolhi:

Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil
No mês das férias, vamos nos divertir com a criançada e aproveitar o tempo junto da família com muita leitura! Que tal escolher algumas obras destinadas às crianças e aos adolescentes para o Desafio Literário 2011? No site da Revista Crescer há uma variedade de sugestões, considerando as faixas etárias de 1 a 10 anos.

Não tive dificuldades em escolher os livros para o mês de janeiro. Dois títulos que eu sempre quis ler, mas sempre adiei. Na verdade, o livro dois eu até comecei a ler, mas acabei deixando de lado, não porque eu não estivesse gostando, mas por falta de tempo mesmo. São eles:

Livro 1 - A fantástica fábrica de chocolate, de Roald Dahl
Livro 2 - As crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis

Fevereiro - Biografia e/ou memórias
A biografia é um gênero literário por meio do qual se narra a história de vida de uma pessoa após sua morte. Na atualidade, este gênero está passando por mudanças, tendo em vista que as pessoas têm escrito suas próprias memórias. Que tal ler aquela biografia e/ou livro de memórias de nosso ídolo?

Aqui também não tive problema em escolher o primeiro livro, pois eu adquiri um exemplar recentemente da obra, e agora já tenho a oportunidade perfeita para lê-lo. Também o segundo livro, eu sempre quis ler, mas senpre adiei... São eles:

Livro 1 - Uma mente brilhante, de Sylvia Nasar
Livro 2 - O diário de Anne Frank, de Anne Frank

Março - Romance épico
O gênero épico é uma das mais antigas manifestações literárias. O enredo caracteriza-se por ressaltar os feitos dos heróis ou as aventuras de um povo. Neste mês, vamos desengavetar aqueles romances épicos que compramos por impulso e acabaram no esquecimento!

Esse na verdade foi um dos dois meses mais fáceis de escolher. Os livros que escolhi são continuações, duas parte de uma trilogia, As crônicas de Artur. Na verdade, eu vou me esforçar ao máximo para conseguir ler os três livros no mês de março, apesar de só os dois primeiros fazerem parte do Desafio Literário. São eles:

Livro 1 - O rei do inverno, de Bernard Cornwell
Livro 2 - O inimigo de Deus, de Bernard Cornwell

Abril - Ficção científica
As obras de ficção-científica são aquelas que retratam, de modo real ou imaginário, o impacto da ciência e da tecnologia sobre a vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral. No Brasil, este gênero literário não é muito popular, por isso, neste mês, que tal experimentar o gosto pelo tema?

Esse foi o outro dos dois meses mais fáceis de escolher. Sem problemas algum. Um tema, aliás, que eu gosto bastante. Acabei escolhendo:

Livro 1 - Contato, de Carl Sagan
Livro 2 - Eu, robô, de Isaac Asimov

Maio - Livro-reportagem
O casamento da literatura com o jornalismo tornou o livro-reportagem um gênero literário. Com isso, os autores, que são jornalistas profissionais, têm uma alternativa para publicar seus textos, quando estes não podem ser veiculados em jornais e revistas devido ao extenso conteúdo. Vamos eleger nosso jornalista preferido?

A escolha do primeiro livro foi bastante fácil, mas o segundo eu fiquei meio que sem saber o que escolher. Foi quando eu me dei conta que havia um livro desse gênero que já estava separado para eu ler (inclusive, já estava listado no meu Skoob como "lendo"). Corri para tirá-lo de lá, adiando um pouco mais a leitura. Os escolhidos foram:

Livro 1 - Caixa-preta, de Ivan Sant'Anna
Livro 2 - O livreiro de Cabul, de Asne Seierstad

Junho - Peças teatrais
Oba! As férias estão chegando, vamos ao teatro? De gênero dramático, as peças teatrais contemplam obras cujo enredo é baseado nos diálogos entre os personagens, os quais devem ser encenados pelos atores de acordo com o roteiro proposto pelo dramaturgo e direcionado pelo diretor.

Esse foi um dos temas que confesso que não gostei muito, a princípio. Mas, como se trata de um desafio, se tivesse só coisa que eu gostasse seria muito fácil. não é? Ainda não sei como vou conseguir os livros, mas depois eu procuro na net, ainda tem bastante tempo. Acabei escolhendo, meio que por acaso, e usando a lista de sugestões do próprio desafio, os seguintes títulos:

Livro 1 - Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri
Livro 2 - Liberdade, Liberdade, de Flávio Rangel e Millor Fernandes

Julho - Novos autores
Neste mês, a proposta é: incentivar a leitura de obras de autores nacionais, que ainda estão no anonimato, e divulgar o que há de melhor na literatura contemporânea. No Blog Desafio Nacional, vocês encontram uma relação de diversos novos autores.

O primeiro livro foi fácil, mas para a escolha do segundo, acabei recorrendo, mais uma vez, à lista de sugestões do próprio desafio. E os escolhidos foram:

Livro 1 - A batalha do apocalipse, de Eduardo Spohr
Livro 2 - Vítimas do silêncio, de Janethe Fontes

Agosto - Clássico da literatura brasileira
Se durante a vida estudantil, muitos de nós “fugimos” dos clássicos da literatura brasileira por considerá-los chatos, agora é hora do desbloqueio literário. Neste mês, vamos nos dedicar aos autores nacionais, cujas obras definiram os movimentos literários do país a partir do século 19.

Para esse mês, escolhi dois clássicos dos clássicos. Como já disse em várias ocasiões, eu sempre gostei de ler, mas nunca tive paciência para ler esses clássicos da nossa literatura. Na época do colégio, eu lia os resumos e acabava gastando minhas horas livres lendo Agatha Christie e John Grisham... Mas vou ler, na íntegra, finalmente:

Livro 1 - Vidas secas, de Graciliano Ramos
Livro 2 - Dom Casmurro, de Machado de Assis

Setembro - Autores regionais
Vamos descobrir os talentos literários escondidos nos recantos deste imenso país? Neste mês, então, devemos ler obras de autores que são reconhecidos apenas no lugar onde nós vivemos. Está valendo autores do nosso município, da nossa região ou do nosso Estado. Este mês promete revelações literárias!

Aqui, acabei escolhendo o mais renomado escritor norte rio-grandense de todos os tempos. O outro autor, escolhi ao acaso, pela lista de autores do site do próprio desafio. Os livros para o mês de setembro são:

Livro 1 - Lendas brasileiras, de Luís da Câmara Cascudo
Livro 2 - Dias estranhos, de Rodrigo Levino

Outubro - Nobel de literatura
O Prêmio Nobel de Literatura é concedido desde 1901 aos autores, cujas obras se distinguem pela ideologia que carregam em seu conteúdo. Mas, pouco se conhece sobre quem são os premiados e muito menos quais obras eles escreveram. Que tal pesquisar, ler e resenhar obras de autores premiados com o Nobel?

Sem problemas para o mês de outubro. Acabei escolhendo autores que já li antes. Eis os títulos:

Livro 1 - Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Marquéz
Livro 2 - Paris é uma festa, de Ernest Hemingway

Novembro - Contos
O ano está acabando e, como sempre, é tão atarefado, não é mesmo? Então, vamos relaxar um pouco com a leitura de obras que contenham contos. Numa breve descrição, os contos são pequenas narrativas, reais ou imaginárias, da vida cotidiana que impressionam o leitor com desfechos surpreendentes.

Bem, tem uma coletânea de contos de mistério que eu sempre quis ler. Excelente oportunidade. Mas acabei deixando esse como livro 2. Para o primeiro livro, um autor que eu adoro:

Livro 1 - Contos, de Oscar Wilde
Livro 2 - Os 100 melhores contos de crime e mistério da literatura universal, de Flávio Moreira da Costa (Organizador)

Dezembro - Lançamentos do ano
Para encerrar o ano com “chave de ouro”, devemos ler aquele livro que “bombou” em 2011 em todos os meios de comunicação e redes sociais. Quais serão as surpresas do mercado editorial? Que tal a leitura daquele livro que ganhamos em datas comemorativas e não o lemos porque a pilha não parou de crescer?

Bem, aqui não há o que fazer, apenas aguardar para ver o que vai ser sucesso no ano que vem... E que venha 2011!!

Livro 1 - Surpresa
Livro 2 - Surpresa

1 comentários:

Luma Kimura disse...

Oi Rafaela!

Que bom que resolveu participar do desafio... talvez alguns dos temas não agradem muito a primeira vista, mas é bem o que você disse: se fosse tão fácil, não seria um desafio! ;)

Gostei bastante da sua lista, eu diria que quase metade dos seus escolhidos eu já li, pelo visto você vai ter um ano de boas leituras.

Minha lista também já está pronta, só estou esperando chegarem os livros que pedi pelo Trocando Livros para tirar umas fotos e devo publicá-la nos próximos dias. Coincidimos em um livro do mês de março, também escolhi O Rei do Inverno... =)

Beijos!!

Postar um comentário