domingo, 31 de outubro de 2010

Livros - Olhai os lírios do campo


"Eugênio Pontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama. Sensível, comovente, 'Olhai os Lírios do Campo' é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida." (Sinopse retirada do Skoob)

Erico Veríssimo criou um personagem cativante. Complexo, porém bastante cativante. Um homem que vive em uma constante infelicidade, fruto de um grande complexo de inferioridade, ocasionado por uma infância pobre e sofrida. Para fugir desse complexo de inferioridade, ele acaba se casando com uma moça rica, Eunice. Entretanto, Eugênio sempre foi apaixonado por Olívia, sua colega na faculdade de medicina, com quem tem uma filha, mas não sabe. Mas, ainda em decorrência do mencionado complexo de inferioridade, Eugênio também não se sente capaz de exercer a sua profissão, considerando-se indigno dela.

Passados alguns anos, Olívia, que tinha ido embora, retorna, e Eugênio finalmente conhece a filha. Ele volta a viver com Olívia, e quando decide se separar de Eunice, sua amada morre. O médico leva adiante seus planos de separação e passa a viver com a filha. É quando se dá a grande transformação em sua vida.

Eugênio passa a reconsiderar seus valores, deixando de dar valor às coisas materiais e ao dinheiro, e passa a dedicar-se de corpo e alma à medicina.

Um livro de uma leitura simples, que flui bem, mas ao mesmo tempo com uma história bastante complexa, que passeia entre os mais variados sentimentos humanos. Trata-se de uma verdadeira lição de vida, onde vemos na transformação ocorrida no personagem o que realmente importa na vida. O autor nos ensina, através dos sentimentos do protagonista, a quais princípios e valores devemos realmente nos apegar. Ao final da leitura, é impossível não fazer grandes reflexões acerca da vida...

0 comentários:

Postar um comentário