quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Por que as mulheres lêem mais do que os homens?


Embalada por uma crise de insônia, estava navegando pelo Skoob, vendo alguns dos livros que foram citados nos dois primeiros dias do meme literário e que chamaram a minha atenção. Foi quando atentei para um fato curioso e decidi fazer um pequeno teste.

Consultei as páginas de cada um dos 200 livros mais lidos do Skoob e constatei que as mulheres lêem bem mais do que os homens (ou pelo menos gostam mais do Skoob - vai saber?). O fato é que, dos 200 livros consultados apenas 10 deles foram mais lidos por homens do que por mulheres e mesmo assim a diferença nas porcentagens nem é tão grande. Só para matar a curiosidade daqueles que estão se perguntando quais foram os livros, eis a lista (aliás, é bem óbvia, na minha opinião):

- O hobbit (56% homens; 44% mulheres);
- O silmarillion (61% homens; 39% mulheres);
- O senhor dos anéis (51% homens; 49% mulheres);
- O senhor dos anéis: a sociedade do anel (52% homens; 48% mulheres);
- O senhor dos anéis: as duas torres (54% homens; 46% mulheres);
- O senhor dos anéis: o retorno do rei (54% homens; 46% mulheres);
- O guia do mochileiro das galáxias (53% homens; 47% mulheres);
- O restaurante no fim do universo (56% homens; 44% mulheres);
- A vida, o universo e tudo mais (57% homens; 43% mulheres);
- A arte da guerra (57% homens; 43% mulheres).

É claro que há livros dos mais variados temas entre os 200 mais lidos do Skoob, mas essa lista me decepcionou, para ser sincera. Esperava que alguns autores como George Orwell, Dan Brown, Oscar Wilde, Julio Verne, Arthur Conan Doyle, dentre outros, fossem mais lidos pelos barbados, mas me surpreendi ao ver que não.

Tirando alguns livros (aqueles bem de menina mesmo, tipo Becky Bloom, Diário da Princesa, outros de Meg Cabot), a porcentagem fica geralmente entre 20% e 35% para os homens. É uma média muito baixa...

E aí, será que alguém pode me ajudar a responder por que as mulheres lêem mais do que os homens?

0 comentários:

Postar um comentário