segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Livros - O iluminado


Stephen King não é um dos meus autores favoritos. Definitivamente. Acho as histórias do autor muito fantasiosas, muito fora da realidade. Eu sei que ese é o estilo dele e não tenho nada contra livros fanasiosos, pelo contrário, adoro, mas os livros dele, por alguma razão, não me passam uma coisa boa... Sei lá. Pelo menos a maioria dos que eu já li até agora. Mas existem uns poucos livros escritos por ele que eu posso dizer que realmente gosto, e um deles, talvez o principal, o que eu gosto mais, é O iluminado.

A história do menino Danny Torrance, do seu pai Jack Torrance e do Hotel Overlook já foi bastante divulgada. Já foi adaptada mais de uma vez por cinema e é, talvez, o livro mais famoso de Stephen King. E também não é para menos. Pois o livro é muito bom.

O terrror que nos é apresentado não é aquele cheio de monstros e criaturas de outros mundos, mas sim um terror psicológico, não por isso menos intenso e aterrorizante. Cada cena, cada passagem do livro, cada alucinação de jack, cada visão do menino Danny são narradas de uma forma única, em um estilo bem próprio do autor, e que o consagrou.

Mas, é claro, a obra possui alguns pequenos pormenores, que podem ser considerados aspectos negativos, mas que não diminuem sua grandiosidade.
O principal desses aspectos é, sem dúvida, o fato de a história se tornar muito lenta, arrastada, em vários momentos, perdendo um pouco o ritmo. Mas, como eu disse, não compromete o resultado final.

Aliás, acho que praticamente todos os livros que leio perdem o ritmo em algumas passagens, em alguns capítulos. Não há como uma obra ser eletrizante da primeira à última página. Mas, uma coisa é essencial ao leitor que pretende ler não apenas O iluminado, mas qualquer obra de Stephen King: mente aberta. Pois não se sabe que surpresas virão nas páginas seguintes.

0 comentários:

Postar um comentário