quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Livros - O inocente


Eu já disse aqui várias vezes que adoro John Grisham. E não é de hoje. É verdade que às vezes fico muito tempo sem ler o autor, que ainda ñão li todos os títulos dele, mas sempre que dá corro para me deleitar nas páginas de suas histórias.

Em O inocente o autor muda um pouco o seu estilo, ao narrar um caso verídico. E esse fator é o principal diferenciador do livro, tanto de uma forma positiva quanto de uma forma negativa. Positiva justamente porque temos a oportunidade de ler algo diferente, mas com o mesmo estilo que o consagrou. E negativa porque o livro em diversas passagens se torna cansativo demais, "verídico" demais e mais parece uma coletânea de fatos do que um romance.

Para quem não é da área e não está familiarizado com termos jurídicos, imagino que a leitura se torne ainda mais enfadonha e cansativa, tendo em vista que o livro não tem uma grande trama, grandes reviravoltas, grandes momentos de suspense, como outras obras do mesmo autor.

Mas mesmo assim é um livro interessante de ser lido, pois mostra a realidade como ela é: imperfeita e muitas vezes injusta. Os fatos narrados de fato ocorreram, não foram apenas imaginados pelo autor, o que, além de tudo, faz o leitor parar para pensar.

0 comentários:

Postar um comentário