sábado, 18 de dezembro de 2010

Livros - Um hotel na esquina do tempo


Viver o primeiro amor já é algo bastante complicado na vida de um jovem, imaginem viver esse primeiro amor em meio a uma guerra e sendo ela a inimiga... Um hotel na esquina do tempo é um livro encantador, sobre um jovem que descobre o amor nos tempos de guerra, ao mesmo tempo em que tem que aceitar a vida com os pais e as regras e limites impostas por ele. O livro intercala a juventude de Henry, o protagonista com a sua velhice, na década de 80; intercala a relação de Henry com seu pai e a sua relação com seu próprio filho; intercala o seu primeiro grande amor com a lembrança de sua esposa e companheira; intercala passado e presente... dobra a esquina do tempo, em 40 anos.

A história se passa nos Estados Unidos e tem como pano de fundo o tratamento dispensado aos japoneses após Pearl Harbor. Trata dos aspectos pessoais da vida desses japoneses, de suas dificuldades encontradas no quotidiano, mas trata também das medidas do governo americano para isolar e tirar esses japoneses de suas ruas e cidades.

A leitura é muito boa, o livro é apaixonante. Os confitos de Henry são o traço mais marcante da obra: primeiro, ele é obrigado pelo pai a usar um botton com os dizeres "sou chinês", para não ser confundido com os japoneses, mas ao mesmo tempo ele é americano, estuda em uma escola americana, seus colegas são americanos.

Uma das coisas que primeiro despertou o meu interesse pelo livro foi o seu título, que eu achei bastante forte, marcante e poético... Depois li a resenha, e a vontade de ler apenas aumentou. Agora que já li, tenho que dizer: é muito bom e vale sim a pena ser lido!!! Porque Um hotel na esquina do tempo trata da guerra e dos tempos difíceis que se seguem a ela, mas trata, principalmente, de amor e de esperança... dois assuntos que nunca devem ser deixados de lado, principalmente quando inseridos em uma obra de ótima qualidade e muito tocante...

0 comentários:

Postar um comentário