terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Livros - Coração ferido


Eu não conhecia o trabalho da escritora Chelsea Cain. Quem me indicou a leitura desse livro foi a Luma e tenho que dizer que fiquei bastante feliz com a indicação e com a leitura. Como vocês já devem saber, eu tenho uma quedinha por livros de serial killers e, portanto, não tinha como não gostar desse.

A leitura é bastante intensa. Uma coisa que chamou a minha atenção foi a forma bastante crua como a autora descreve corpos, cenas de crime e de tortura. Gostei muito. Foge um pouco do convencional. Ela não se vale de eufemismos. Apenas narra os fatos da forma como eles ocorreram.

Mas, para quem não conhece o enredo, eis a sinopse, um tanto extensa, retirada do Skoob:

"O detetive Archie Sheridan passou dez anos perseguindo Gretchen Lowell, uma estonteante serial killer, mas foi ela quem o capturou. Dois anos atrás, Gretchen aprisionou-o e torturou-o por dez dias, mas, em vez de matá-lo, ela surpreendentemente o deixou partir, entregando-se à polícia.

Agora ela está na cadeia pelo resto da vida enquanto Archie se vê em outro tipo de prisão – viciado em analgésicos, incapaz de voltar à sua antiga vida e sem forças para apagar aqueles dez dias horrendos de sua lembrança. Sua mulher, de quem se afastou, diz que o velho Archie não existe mais, e ele concorda. As visitas a Gretchen são semanais, com a justificativa de que só ele pode fazê-la confessar onde estão os corpos das vítimas. Mas Archie sabe qual o real motivo – ele simplesmente não consegue ficar longe dela.

Quando outro criminoso começa a seqüestrar meninas em Portland, Archie tem que se recompor para liderar uma nova força-tarefa que investigará os assassinatos. Uma repórter jovem e determinada, Susan Ward, acompanha o trabalho do grupo, o que desencadeia um jogo mortal entre Archie, Susan, o novo serial killer e até Gretchen. Eles têm um maníaco para capturar, e talvez isso liberte Archie de Gretchen de uma vez por todas."

Apesar de ter gostado muito do livro e de já estar com os dois próximos volumes da trilogia (é, mais uma trilogia... virou moda mesmo) na minha estante esperando para serem lidos, não posso deixar de comentar uma coisa que me incomodou um pouco ao longo da leitura: achei a personagem de Gretchen um tanto "normal". Esperava que ela fosse mais malvada, mais manipuladora, cheia de jogos mentais. Quando li a sinopse pela primeira vez, imaginei-a como sendo uma versão feminina de Jigsaw. Essas características aparecem na personagem mas, a meu ver, de uma forma um tanto amena.

Mas, como eu disse, li apenas o primeiro volume, e pode ser que Gretchen revele mais o seu "lado negro" nos próximos volumes, que serão brevemente lidos e comentados. Mas, é um ótimo thriller e eu definitivamente recomendo.

1 comentários:

Luma Kimura disse...

Que bom que gostou, Rafaela!

As descrições cruas e diretas é mesmo um ponto que chama bastante a atenção nesse livro, quem tem estômago mais fraco nem consegue ler...

E concordo com você, também esperei uma Gretchen mais marcante, de personalidade mais pronunciada, mas me acostumei com ela.

Ainda não li (nem tenho) o terceiro da trilogia...

Beijos!

Luma

Postar um comentário