sábado, 8 de janeiro de 2011

Livros - Todo mundo que vale a pena conhecer


Sabe aquelas situações onde um autor faz um tremendo sucesso com uma obra e repete a receita para ver se funciona novamente, só que não funciona? Na minha opinião, foi exatamente isso o que aconteceu com Todo mundo que vale a pena conhecer, de Lauren Weisberger, também autora do delicioso O diabo veste Prada.

Como eu disse, a fórmula para o seu segundo romance foi basicamente a mesma: uma moça simples que vai parar, meio que por acaso, em um mundo totalmente diferente do seu, cheio de glamour, festas e badalações. Só que nesse segundo livro o mundo não é o das revistas de modas, mas sim de RP, com as festas mais cobiçadas de Nova York.

Só que o segundo livro não funcionou tão bem quanto o primeiro, a meu ver. Em primeiro lugar, porque, se era para manter a mesma receita, que ela mantivesse todos os ingredientes, mas ela deixou de fora a megera, a vilã que atormenta a vida da mocinha... só ai o livro já perdeu muito, porque Miranda é a grande personagem do romance de estréia da autora.

Faltou também criatividade, pois o livro acaba sendo um tributo à futilidade, em todas as suas formas e manifestações possíveis. Além do mais, a personagem central é fraquinha, e falta a ela o carisma e o brilho da mocinha do primeiro livro.

Uma leitura apenas mediana, que chega a ser entediante em alguns momentos...

0 comentários:

Postar um comentário