sábado, 12 de março de 2011

Cinema - Cisne negro

Cisne negro (Black swan)
Ano: 2010
Gênero: Suspense
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Andres Heinz e Mark Heyman, baseado em história de Andres Heinz
Elenco: Natalien Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Toby Hemingway, Janet Montgomery, Kristina Anapau, Sebastian Stan, Ksenia Solo




Eu finalmente assisti a esse filme, mas ainda estou na dúvida se gostei ou não. De início, já vou logo dizendo que a atuação de Natalie Portman é impecável e que ela mereceu todos os prêmios que ganhou, e ainda merecia mais. A atriz perdeu peso, aprendeu a dançar e se entregou de corpo e alma à Nina, sua personagem. 


O filme explora a psiquè da personagem, uma bailarina que busca a perfeição. Ela acaba se ser eleita a primeira bailarina de sua companhia, e vai estrelar uma nova versão de O lago dos Cisnes. Só que é exatamente na busca dessa perfeição que Nina acaba se perdendo, e perdendo também a sua sanidade.


O problema do filme é que ele abusa dos "sustos" e dos conflitos psicológicos da protagonista, chegando ao ponto de não sabermos mais o que é verdade e o que não é. Com isso, a personagem, que a princípio parecia bastante interessante, acaba se tornando confusa demais, mesmo com a brilhante atuação de Natalie Portman.


Ponto positivo para as cenas de dança, muito bem feitas e emocionantes e para o elenco como um todo, que traz atuações consistentes e profundas.

0 comentários:

Postar um comentário