quinta-feira, 31 de março de 2011

Livros - Excalibur (DL 2011)

Desafio literário - mês de março - livro 3



Em meio à correria que essa semana foi, ainda não sei como consegui terminar de ler esse livro. Mas eis que, novamente aos 45 do segundo tempo, chega a minha resenha para o desafio. Apenas recapitulando, esse mês eu li 3, e não apenas 2 livros para o desafio, e os escolhidos foram justamente os que compõem a trilogia As crônicas de Artur, de Bernard Cornwell.

Não vou ficar me repetindo nem fazer desta uma resenha muito longa. Eu já disse nas outras duas o quão envolvente e bem escrita a obra é, como um todo. Vou apenas destacar alguns pontos que me chamaram a atenção durante a leitura de Excalibur.

O primeiro deles é que o ritmo eletrizante mantido ao longo de todo o segundo volume diminui consideravelmente no início do volume final. O autor guarda a emoção para os dois últimos capítulos, que fecham a trilogia com chave de ouro, fazendo com que o leitor esqueça tudo o que ele já tenha lido, visto ou ouvido acerca da lenda Aturiana.

Mais uma vez, destaco também a narrativa das batalhas, com ênfase na final, entre Artur e Mordred. A evolução das personagens femininas no terceiro volume também merece destaque.

Li em algum lugar, não lembro exatamente onde, o comentário de um leitor indignado com o fato de a trilogia ainda não ter sido adaptada para o cinema. Pelolovedogod, que ninguém tenha essa idéia, pois eu não acredito que um filme, por mais que seja dividido em 10 partes, possa transpor para as telonas a riqueza de detalhes e a magnitude da história contada pelo autor. Para mim, nem a mais inovadora das tecnologias será capaz de ter a mesma força das palavras escritas por Cornwell nessa obra única e verdadeiramente fascinante.

Nota: 5, com louvor.

2 comentários:

Vivi disse...

Tô louca para ler esse aí...essa série realmente é magnífica!

Beijocas

Daniela! disse...

Nossa, quero muito ler essa série, depois de ler As Brumas de Avalon (ainda estou no segundo livro) e me deparar com uma versão magnífica da história de Artur, eu quero explorar outras versões. Sou apaixonada por histórias de cavalaria e essa em particular me é muito cara e recorda-me a infância.

Postar um comentário