domingo, 20 de março de 2011

Livros - O rei do inverno (DL 2011)

Desafio literário - mês de março - Livro 1


Para o mês de março do Desafio Literário escolhi ler a trilogia As crônicas de Artur, de Bernard Cornwell, composta pelos títulos O rei do inverno, O inimigo de Deus e Excalibur. Sempre fui fascinada pelas histórias de Artur, Merlin, Lancelot, Morgana e cia. Ano passado, li a coleção As brumas de Avalon, que é contada sob a perspectiva das personagens femininas da história, por isso achei que ficou faltando um pouco de ação, mas mesmo assim gostei bastante.

Já na história contada por Cornwell, ação é o que não falta. As cenas de batalha, por sinal, são o ponto forte do livro. São narradas com tamanha riqueza de detalhe que praticamente transportam o leitor para os campos, ao lado dos heróis. 

A saga é contada por Derfel, amigo pessoal e guerreiro de Artur, que se tornou monge cristão. Um personagem muito bem construído, que merece destaque. Aliás, dá pra notar que o autor pesquisou bastante antes de escrever a obra, optando por deixar de lado aspectos mais "fantasiosos" da saga. Artur, por exemplo, nunca foi rei; a espada Excalibur jamais esteve fincada em uma pedra; e Lancelot foi um bravo guerreiro, e não um covarde.

Nem tudo são flores, no entanto, pois o início da obra é muito lento e a história demorar a engrenar. Mas, superadas as 200 páginas iniciais, o leitor se vê diante de uma obra incrível, daquelas que não dá vontade de largar, que impressiona e surpreende a cada virada de página... AS conversas entre Derfel e a rainha, as batalhas e aventuras de Artur, a própria história da juventude de Derfel... tudo prende o leitor e torna a leitura bastante agradável.

Bem, vou terminar por aqui, pois ainda faltam dois volumes da trilogia (estou mais ou menos na página 150 do segundo) e não quero que as resenhas se tornem repetitivas...

Recomendadíssimo!!!!

Nota 4 (apenas pelo início lento)

3 comentários:

Vivi disse...

Essa obra é maravilhosa, quero ler os demais da série. Parabéns pela resenha!

Beijocas

Unknown disse...

Sempre quis ler As crônicas de Artur, mas falta uma dose de coragem.

A sua resenha deu uma animadinha, vamos ver se eu encontro a tal coragem ($$) a série entra na minha lista... rs

Mah Kaori disse...

Eu estou super apaixonada por Bernard Cornwell quero ler tudo dele, e esta trilogia com certeza esta na lista! Pena que são caros os livros e as vezes ate dificies de achar.
Adorei a resenha.
Beijocas

Postar um comentário