domingo, 20 de março de 2011

Tem muita gente cara de pau por aí...


Este não é o meu primeiro blog. Se minhas contas estão corretas, na verdade é o quarto. Dos meus atuais (e parcos) seguidores, a única pessoa que acompanhou os meus blogs anteriores foi a Luma que, inclusive, participou do projeto blognovela comigo (foi assim que nos “conhecemos”). Isso foi em 2004 ou 2005, não tenho certeza.

Recentemente, consegui recuperar o conteúdo de dois desses blogs (ainda não consegui o da blognovela, Luma. Se algum dia eu conseguir, passo para você). Agora, curtindo minha insônia, peguei alguns dos meus textos antigos e joguei trechos deles no Google, para ver se aparecia algo. Foi quando me deparei com o blog de uma “sujeitinha” que copiou vários desses textos e os publicou como se dela fossem. É muita cara de pau!!! Entrei em contato com a “indivídua” e disse a ela que remova imediatamente meus textos do seu blog. Para o azar dela, eu tenho provas da autoria deles...

Vejam bem, eu sou advogada, defensora ferrenha dos direitos autorais, escrevi minha monografia da graduação sobre o tema. Como posso permitir que alguém se aproprie das minhas palavras? Se a pessoa não tem capacidade de organizar seus próprios pensamentos, não saia por aí “roubando” os textos dos outros... Muito feio isso, pra não dizer que é crime.

Eu não sou escritora profissional, e não tenho pretensões de ser... (a não ser que algum dia venha a publicar alguma tese de mestrado ou coisa parecida). As coisas que escrevo são simplesmente desabafos, registros de fatos que de alguma forma me marcaram ou o resultado de várias e várias noites de insônia ao longo dos anos. Mas mesmo assim, são os meus desabafos, os meus sentimentos, as minhas horas acordadas... É a minha vida!

Como posso eu escolher defender os direitos das outras pessoas como meio de vida e não fazer nada quando vejo os meus próprios direitos serem discaradamente violados?

Sujeitinha cara de pau... Ela conseguiu me irritar, de verdade!!!!

0 comentários:

Postar um comentário