domingo, 24 de abril de 2011

Filmes - A paixão de Cristo

#1 do projeto 300 filmes para ver antes de morrer

A paixão de Cristo (The passion of the Christ)
Ano: 2004
Gênero: Drama
Direção: Mel Gibson
Roteiro: Mel Gibson e Benedict Fitzgerald
Elenco: James Caviezel, Monica Belluci, Maia Morgenstern, Hristo Shopov, Hristo Jivkov, Rosalinda Celentano, Francesco Cabras, Sergio Rubini, Luca Lionello, Danilo Maria Valli, Matti Sbraglia, Lucas de Dominicis, Claudia Gerini.



Dando início ao novo projeto, como eu disse ontem, vou começar com o filme A paixão de Cristo.E que começo... E que filme!! A obra retrata de forma bastante verdadeira as 12 últimas horas da vida de Jesus Cristo antes de ser crucificado. Falou-se demais que o filme é bastante violento, tem muito sangue, mas, sinceramente, alguém imagina essas últimas horas de vida de Jesus de forma diferente? Todo sofrimento a que ele foi submetido só poderia resultar em um derramamento de sangue...

Mas o filme é mito bom, isso não há como negar. Tecnicamente falando, é praticamente perfeito. As cenas são muito bem feitas, os efeitos muito bem apresentados. As atuações são impecáveis. O fato de o filme ser falado em aramaico e latim e de algumas das falas não serem legendadas em nada atrapalha, a meu ver, pois o filme poderia ser todo mudo e mesmo assim causaria impacto e emocionaria o espectador.

Sou católica praticante e o filme me toca bastante, principalmente nessa época do ano. Mas não vou entrar no mérito da religião, não vou falar da Bíblia, se o filme é fiel ou não, se satanás assistiu ou não à crucificação de Jesus. Vou me ater ao filme e à mensagem que ele passa. 

Lembro que à época do lançamento grande parte das críticas que o longa sofreu girou em torno da falta de explicação de tanto ódio contra Jesus. Mas o filme não se propõe a explicar isso. Limita-se a relatar as últimas 12 horas de sua vida. Assim ele foi divulgado e com essa intenção ele foi produzido. E, na minha opinião, cumpriu muito bem o seu papel...

Quer entender o porquê de tanto ódio? Não veja o filme, leia a Bíblia.

0 comentários:

Postar um comentário