segunda-feira, 18 de abril de 2011

Filmes - Trilogia Pânico

Impulsionada pela estréia de Pânico 4 nos cinemas, resolvi rever os três primeiros filmes, para relembrar alguns detalhes das histórias que haviam me escapado. Lembro que quando os filmes foram lançados - em 1996, 1997 e 2000 - eu gostei bastante. E confesso que, 15 anos após o primeiro, gostei de revê-los. Sim, people, eu gosto de Pânico - e não tenho vergonha de admitir.


O primeiro filme começa com o assassinato de jovens estudantes por um maníaco que telefona para as suas vítimas propondo um jogo sobre filmes de terror. Se responderem corretamente, elas vivem; se errarem, morrem. O assassino parece ter um interesse especial por Sidney, uma jovem que perdeu a mãe há um ano, também vítima de um assassinato. Uma repórter ambiciosa está escrevendo um livro sobre o caso, defendendo a inocência do homem condenado. (spoiler) O assassino acaba se revelando o namorado de Sidney (Billy), ajudado por um amigo deles.



A história de Sidney e de todos os jovens mortos em Woodsboro vira filme e é sucesso nos cinemas, principalmente entre os jovens. O lançamento acaba trazendo de volta vários sentimentos e medos de Sidney, que está na universidade, tentando levar uma vida normal. Só que o filme também traz de volta o assassino conhecido como Ghostface. Durante a exibição do filme, um casal de namorados é morto e o terror recomeça. Mais uma vez, o principal alvo do mascarado é Sidney, que conta com a ajuda da polícia e dos amigos Gale e Dewey para tentar escapar. (spolier) Mais uma vez, são revelados dois assassinos: o melhor amigo do namorado de Sidney e a mãe de Billy, morto pela protagonista no primeiro filme.


Cansada de ver todas as pessoas com as quais se relaciona serem mortas, Sidney decide se isolar e viver sozinha no meio do nada, para se proteger e proteger todos ao seu redor. Mas, quando os assassinatos recomeçam durante as filmagens de "Stab 3", ela se vê obrigada a retornar e a encarar de vez o seu passado. Aspectos sobre a vida de sua mãe que a jovem desconhecia são revelados, assim como o fato de que Sidney tem um irmão. (spoiler) Irmão esse que, na verdade, acaba se revelando o assassino e o mentor de toda a perseguição contra Sidney, desde o primeiro filme. Com sérios problemas, ele acusa Sidney de ter roubado a sua mãe, a sua família e a sua fama...


Como eu disse, gosto da trilogia. É um terror leve, que garante alguns (poucos) sustos, mas que entretém. Não há como negar que os filmes são repletos de clichês, mas assim não o são a maioria dos filmes de terror? O que eu gosto, particularmente - como boa cinéfila que sou - são as referências feitas a outros filmes, sejam elas diretas ou indiretas.

Gosto bastante das atuações de Neve Campbell e, principalmente, de Courtney Cox. Em termos de favoritos, sigo a linha de lançamentos: o que gostei mais foi o primeiro e o terceiro foi o que me agradou menos. É um caso clássico em que as sequências não conseguem superar o original. Mas, mesmo assim, achei que o final foi bem explicado e que não deixou pontas soltas.

Esse, by the way, é o principal motivo pelo qual quero ver o quarto filme. Pois, quando todos achávamos que Pânico era passado, a série volta com mais um capítulo. Qual será a explicação? Confesso que estou curiosa... Ao longo da semana vou arranjar um tempinho para ver o filme e depois conto para vocês!

0 comentários:

Postar um comentário