sábado, 30 de abril de 2011

Livros - Eu, robô (DL 2011)

Desafio literário - mês de abril - livro 2


Mais uma vez, aos 45 do segundo tempo, chega o meu post sobre o livro do DL. Pra começar, já vou logo dizendo que o livro em quase nada se assemelha ao filme homônimo, lançado em 2004 e estrelado por Will Smith.

O livro, na verdade, é composto por 9 pequenas histórias  que tratam do tema robôs sob diferentes visões... o amor de uma criança pelo seu robô "babá", um robô que lê mentes, um robô "mentiroso" e outros temas relacionados aos robôs são relatados nas histórias.


O legal das histórias é que elas são baseadas, todas, nas três leis da robóticas criadas por Asimov. São elas: 1ª) um robô não pode ferir um ser humano ou, através da inação, permiti que um ser humano seja ferido; 2ª) um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos exceto se tais ordens entrarem em conflito com a primeira lei; 3ª) um robô deve proteger sua existência desde que tal proteção não entre em conflito com a primeira ou a segunda lei.


Com base nessas leis, Asimov cria suas histórias. Algumas são mais interessantes que as outras, é verdade, mas todas elas conseguem trazer algo de interessante. Mas mesmo sendo interessantes, falta algo às histórias, algo que as faça prender o leitor e dar aquela vontade de virar as páginas com ânsia e saber o que acontecerá em seguida.


Mas, enfim, o autor traz um mundo que, apesar de não se apresentar nos dias de hoje exatamente da forma como ele propôs, nos permite parar para pensar no futuro e na questão da interação do homem com as máquinas, cada vez mais constantes em nossas vidas. A mensagem do livro é passada sem que o autor tenha que se valer de uma linguagem muito técnica, sem que ele tenha que "se impor". Aprendemos sobre o mundo por ele imaginado de uma forma leve e descontraída, sem ao menos nos darmos conta de suas lições.


Uma boa leitura. Nota: 3

1 comentários:

Vivi disse...

Sem dúvida, é uma leitura interessante e necessária para se pôr sob à luz da análise os dias atuais.
Excelente participação!
Beijocas

Postar um comentário