terça-feira, 3 de maio de 2011

Filmes - Um sonho de liberdade

# 2 do projeto 300 filmes para ver antes de morrer


Um sonho de liberdade (The shawshank redemption)
Ano: 1994
Gênero: Drama
Direção: Frank Darabont
Roteiro: Frank Darabont, baseado em estórias de Stephen King
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, William sadler, Jeffrey DeMunn, Bob Gunton, Gil Bellows, James Whitmore, Larry Brandenburg, Mark Rolston, Clancy Brown, Brian Libby, Neil Giuntoli.


Brilhante! Não há outra palavra para descrever o longa. É um daqueles filmes que vale a pena ver e rever várias vezes, que mesmo o espectador já conhecendo o enredo, é capaz de impressionar e de emocionar. Fazia algum tempo que eu não via e foi como se eu estivesse vendo pela primeira vez...

O enredo acho que é conhecido de todos, pelo menos da maioria. Andy Dufresne é um banqueiro bem sucedido, que é condenado a prisão perpétua pelo assassinato da esposa e de seu amante. Um homem bastante frio, Dufresne tem que enfrentar a dura realidade da prisão. Mas ele acaba fazendo amizade com Red, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e com um grupo de detentos. Devido às suas habilidades como banqueiro, acaba também caindo nas graças do diretor do presídio e dos guardas.

Enquanto cumpre sua pena e já que conta com a simpatia do diretor, Dufresne faz de tudo para tentar melhorar a vida de todos dentro da prisão e deixa sua marca no lugar. Cerveja para os presos, uma nova biblioteca, música e aulas de alfabetização são algumas das coisas que ele consegue proporcionar aos seus amigos. Nas, diferentemente de alguns dos presos, ele não perdeu a esperança, e ainda sonha com sua liberdade.

Um filme sobre perseverança, esperança, redenção, amizade... Uma história contada de forma bela e sensível, que nos mostra que nunca devemos perder a esperança.

Tim Robbins e Morgan Freeman mostram todas as qualidades que um verdadeiro ator deve ter com suas interpretações. Sem eles, o filme certamente não seria tão bom. A direção e o roteiro também são impecáveis, principalmente por ser adaptado de uma obra de Stephen King, autor com o qual eu não me identifico muito. Mas essa obra é diferente, pois foge do estilo característico de King e não beira o sobrenatural.

Mas voltando ao filme, como eu disse, é uma obra brilhante, que vale a pena ser vista e revista...

0 comentários:

Postar um comentário