terça-feira, 10 de maio de 2011

Livros - O perfume: a história de um assassino

#12 do desafio 52 semanas, 52 livros


Um clássico moderno: assim é definida por muitos a obra do escritor Patrick Süskind. O subtítulo do livro sugere se tratar de mais um romance policial, com um serial killer solto na Paris do século XVIII. Foi essa a minha motivação inicial para lê-lo. Mas, no decorrer da leitura, me deparei com uma obra totalmente diferente da idéia da obra que eu inicialmente havia concebido. Eu imaginava algo bem ao estilo do filme Do inferno e acabei me surpreendendo com o que encontrei nas páginas escritas por Süskind. Uma grata surpresa, vale ressaltar.

"França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas." (sinopse retirada do Skoob)

A sinopse acima não consegue descrever a qualidade da obra. Não consegue descrever a qualidade da narrativa do autor, a trama envolvente e bem estruturada. Não consegue descrever a vida do protagonista, ou a total ausência de sentimentos do personagem com relação às pessoas ao seu redor. Não consegue descrer a vida infeliz e repugnante que ele levou e o que teve que suportar durante sua existência. Não consegue descrever como ele matava as suas vítimas, como ele as escolhia e, principalmente, os motivos que o levaram a fazer isso. Não consegue descrever a única coisa que podia despertar em Grenouille alguma emoção, dar a ele algum prazer, torná-lo mais parecido com um ser humano e menos parecido com um monstro...

Mas consegue sim dar uma boa idéia do livro. Quer saber mais, todos os detalhes? Leia o livro, que vale muito a pena...

0 comentários:

Postar um comentário