segunda-feira, 16 de maio de 2011

Livros - A revolução dos bichos

# 14 do desafio 52 semanas, 52 livros




"... mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco."


Se você não gosta de história, não entende bulhufas do assunto e nem faz questão de entender, você vai gostar de ler A revolução dos bichos porque é uma fábula muito bem escrita, sobre poder e submissão a este poder, sobre traição e ganância. Se uma criança ler o livro, entenderá bem a sua mensagem,  saberá distinguir os "bons" dos "maus" ao longo do enredo. Saberá quem agiu certo e quem agiu errado, quem enganou e quem foi enganado. Pois o livro é bem claro em sua mensagem.

Já um adulto que leia o livro, chegará às mesmas conclusões, mas poderá ir muito além, principalmente se gostar de história e se lembrar dos fatos ocorridos durante a revolução russa, pois imediatamente reconhecerá seus três grandes nomes em personagens do livro.

Muito já foi dito e explicado sobre o livro, que é um clássico, por isso vou apenas fazer um pequeno resumo da obra...

Major, um porco velho, convoca os bichos da fazenda para lhes contar sobre um sonho que teve. Ele diz ter sonhado com uma revolução dos bichos, que são maltratados pelos homens. Afirma que o homem, apesar de nada produzir, é o único que se beneficia do trabalho dos animais, ficando com todo o seu produto. Instiga os animais da fazenda a assumirem as próprias vidas, livrando-se desse mau elemento.

Após a sua morte, assumem o "comando" os porcos Bola-de-Neve e Napoleão, que põe em prática os planos de Major e promovem a revolução. Os bichos passam, então, a viver em uma sociedade sem líderes, onde todos são iguais, regida por sete mandamentos:

01. Qualquer coisa que ande sobre duas patas é inimigo
02. O que andar sobre quatro patas, ou tiver asas, é amigo
03. Nenhum animal usará roupa
04. Nenhum animal dormirá em cama
05. Nenhum animal beberá álcool
06. Nenhum animal matará outro animal
07. Todos os animais são iguais

Por uns tempos, as coisas funcionam muito bem na fazenda, os animais estão felizes com o seu trabalho e com o fato de dele tirarem o seu "sustento". Até o dia que Napoleão expulsa Bola-de-Neve da fazenda e passa, aos poucos, a mandar em tudo e todos, se declarando "líder". Ele transforma Bola-de-Neve em um traidor e conspirador, fazendo com que todos os animais acreditem em suas palavras. Os animais passam a ser cada vez mais explorados e as regras começam a mudar. Instala-se na fazenda uma verdadeira tirania e os sete mandamentos são aos poucos esquecidos e adaptados de acordo com a conveniência dos porcos, sempre liderados por Napoleão.

No final, tudo passa a se resumir a único mandamento: "Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros".

Um texto direto, com uma narrativa simples e marcante, que nos leva a uma verdadeira reflexão...

E aí, conseguiu identificar quem é quem no livro? Se não conseguiu, segue a dica, mas corra para a biblioteca e pegue um livro de história, que você está precisando refrescar a memória... hehehe

Major (Lenin)
Bola-de-Neve (Trótski)
Napoleão (Stalin)

0 comentários:

Postar um comentário