sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Cidade do Sol não é à prova de fogo...



Natal, minha querida cidade do sol, já mostrou para seus cidadãos e para o resto do mundo que não é a prova d’água. Basta uma chuvinha para a cidade alagar. Mas hoje nós, moradores, pudemos constatar que a cidade também não é a prova de fogo.

Não vou nem falar sobre os ataques a ônibus e transportes alternativos, mas o que me chocou foi o incêndio a um prédio residencial em um bairro considerado nobre da cidade que demorou mais de 3 horas para ser contido porque os bombeiros tiveram dificuldades, primeiro com a escada, que não chegava ao 11º andar, depois com a água, que não havia em lugar nenhum.

Não estou falando dos bravos bombeiros, trabalhadores mal remunerados que arriscam suas vidas em prol da população – um deles, inclusive, sofreu queimaduras de terceiro grau durante a ação – mas estou me referindo ao absurdo de a escada do carro de bombeiros não funcionar, por falta de uso.

Mas é um bom sinal a escada não ser usada, significa que não tem muitos incêndios na cidade, alguém pode pensar. De fato, eu não lembro a última vez que houve um incêndio assim por aqui, mas isso não justifica... já ouviram falar em simulação, em treinamento?

O noivo de uma prima e uma colega de trabalho moram no prédio em questão, o que me revolta ainda mais. Ainda bem que nada aconteceu a nenhum deles, e eu não sei se seus apartamentos foram danificados, mas poderia ter acontecido. E mesmo que não fossem pessoas que eu conheço e das quais gosto, alguém poderia ter saído seriamente machucado...

Minha avó sempre disse que uma das razões para ela não querer morar em Natal é a falta de estrutura da cidade. E ela usava exatamente esse exemplo. “Se um prédio pegar fogo, os bombeiros não vão conseguir apagar o fogo porque a escada não alcança” é o que ela costumava dizer. Pois é, ela tinha razão... Agora, eu tenho duas coisas a fazer: ligar pra ela pra dizer que, infelizmente, ela tinha razão, e agradecer porque eu moro no terceiro andar...

0 comentários:

Postar um comentário