domingo, 4 de setembro de 2011

Cinema - Planeta dos macacos: a origem

Planeta dos macacos: a origem (Rise of the planet of the apes)
Ano: 2011
Gênero: Ficção científica
Direção: Rupert Wyatt
Roteiro: Rick Jaffa e Amanda Silver, baseado em personagens criados por Pierre Boulle
Elenco: James Franco, Andy Serkis, John Lithgow, Tom Felton, Freida Pinto, Brian Cox.




Eu tenho um certo problema com relação a remakes, devo admitir. Não gosto que mexam com o passado, com os clássicos. Acho que eles devem permanecer vivos, intocáveis. Pois quando se faz um remake, a tendência é que se esqueça do filme original, que ficou lá para trás e foi superado em termos de tecnologia e efeitos especiais.

Gosto menos ainda desse tal de prequel. Em sua maioria, são filmes oportunistas que querem pegar carona em franquias de sucesso, tentando explicar sua origem, seu início. E o pior é que na maioria das vezes não conseguem, ficam bastante aquém de seus predecessores. Na tentativa de fisgar os espectadores, de levá-los a conhecer a origem desse ou daquele clássico, a indústria hollywoodiana opta por aquilo que melhor sabe fazer e esbanja dos efeitos... sempre os efeitos!!


E nem me fale das continuações! Essas, então, muitas vezes são capazes de destruir franquias inteiras. Outro dia eu li sobre uma possível continuação de Tropa de elite sem o personagem Nascimento. Pra que fazer mais um filme sem o seu personagem principal? Pra que arruinar a franquia? Só para ganhar mais dinheiro? Por que não deixá-la acabar com foi - um sucesso - e partir para uma nova idéia?


Muitos dizem que remakes, prequels e sequências são a tendência do cinema moderno. Para mim, nada mais representam do que uma crise de criatividade vivida pelo pessoal lá de Hollywood. É verdade que já se fez filme sobre quase tudo, mas é verdade também que a mente humana ainda pode nos surpreender com excelentes filmes com roteiros originais.


Diante desse início do post, já dá para concluir que eu esperava mais de Planeta dos macacos: a origem. Não tenho como negar que saí um tanto decepcionada do cinema. Vejam bem, não estou dizendo que o filme é ruim, mas ele realmente não merece ser considerado o predecessor do clássico de 1968. Nem mesmo do fraco remake de 2001. É um bom filme, mas não é capaz de levar nas costas o peso da franquia. Eu até poderia considerá-lo um ótimo longa, se não estivesse atrelado à série original.


Isso porque o enredo é bom e a trama consegue prender o espectador. O clima de suspense impera do início ao fim e os efeitos são bons. O protagonista James Franco é fraco, mas Andy Serkis dá um show como o chimpanzé César (aliás, me pergunto qual dos dois deve realmente ser chamado de protagonista - eu voto no macaco!). Mas, ainda assim, o film peca pelo excesso e algumas sequências são totalmente desnecessárias.


Enfim, eu gostei, mas não gostei... Esperava mais por ser considerado o início de O planeta dos macacos, mas o que vi na telo não me desagradou como um todo. Um amigo me disse que o filme é "um fim que é um começo". Peço licença para discordar dele pois, para mim, não é uma coisa nem outra. Não é um fim pois tenho certeza que continuações virão (a tal crise de criatividade aliada à ganância), nem é um começo. Pelo menos não um começo digno...


P.S.: Recentemente, revi tanto o original quanto o remake de 2001. Como o de 1968 está na lista dos 300 filmes para ver antes de morrer, vou tentar encontrar um tempinho essa semana (que será bastante movimentada) para escrever sobre ele e, quem sabe, pegar o ritmo para continuar vendo ou revendo os filmes da lista.


0 comentários:

Postar um comentário