sábado, 15 de outubro de 2011

Filmes - Brilho eterno de uma mente sem lembranças

#7 do projeto 300 filmes para ver antes de morrer

Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal sunshine of a spotless mind)
Ano: 2004
Gênero: Drama
Direção: Michel gondry
Roteiro: Charlie Kaufman
Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Elijah Wood, Mark Ruffalo, Tom Wilkinson, Thomas Jay Ryan, David Cross, Ryan Whitney, Deirdre O'Connell, Gerry Robert Byrne, Jane Adams, Kirsten Dunt, Debbon Ayer

Eu disse que iria retomar o projeto, não disse? Por enquanto estou vendo os filmes da lista que tenho em casa, depois a busca vai ser mais complicada pelos que eu não tenho, especialmente os mais antigos, já que locadora é uma coisa praticamente em extinção... Mas vamos ao filme:

Encantadoramente estranho ou estranhamente encantador??? Eu fico com ambas as alternativas. A verdade é que eu gostei bastante desse filme quando o vi pela primeira vez, lá em 2004. Achei o roteiro fantástico, bastante ousado. Agora, revendo-o depois de algum tempo, confirmei o que achei antes, só com um detalhe. Eu tinha esquecido como o filme é bom!!!

Esse é o tipo do filme que não adianta a pessoa colocar uma sinopse, visto que ela jamais ira dar ao leitor uma real idéia do que de fato é a obra. Mas, se você por acaso ainda não viu e quiser saber do que se trata é mais ou menos assim:

Joel e Clementine são um casal pouco convencional. Ela, extrovertida e impulsiva, pinta os cabelos de cores absurdas, como azul e laranja. Ele, uma pessoa que seria considerada por muitos "sem graça", vive uma vidinha normal, rotineira. 

Clementine passa a ignorar totalmente Joel, que descobre que ela procurou uma empresa para apagá-lo de sua memória. Para se vingar, ele decide fazer o mesmo e procura a tal empresa também. Durante o processo, ele passa a reviver suas lembranças ao lado de Clementine e se arrepende de sua decisão. Passa, então, a travar uma verdadeira batalha com o computador responsável por apagar as imagens, tentando de todas as formas salvá-las.

A maior parte do filme se passa dentro da cabeça de Joel e não acontece em uma ordem cronológica, razão pela qual o filme é meio estranho. Há momentos, inclusive, em que o espectador acha que o filme não faz o menor sentido! Mas tenha paciência, que tudo se resolve no final...

O final do filme é surpreendente, foge totalmente do esperado e do convencional! Adorei e confesso que não me lembrava com detalhes. O roteiro, que lembra um pouco Amnésia é muito, mas muito bom!!! As atuações são impecáveis. Kate Winslet rouba totalmente a cena e Jim Carrey, bem é Jim Carrey. Aliás, eu gosto muito mais dele fazendo papéis sérios do que fazendo caretas. Elijah Wood e Mark Rufallo estão bem, mas não se destacam tanto, especialmente diante da dupla protagonista.

Um filme que realmente valeu a pena ser revisto!!!

"Abençoados sejam os esquecidos, pois tiram o melhor de seus equívicos" (frase de Nietzsche, citada umas duas ou três vezes no filme)

0 comentários:

Postar um comentário