domingo, 27 de novembro de 2011

Cinema - Amanhecer - parte 1

A Saga Crepúsculo: Amanhecer - parte 1 (The Twilight Saga: Breaking down - part 1)
Ano: 2011
Gênero: Romance
Direção: bill Condon
Roteiro: Melissa Rosenberg, baseada no livro de Stephenie Meyer
Elenco: Robert Pattinson, Kirsten Stewart, Taylor Lautner, Dakota Fanning, Michael Sheen, Ashley Greene, Kellan Lutz, Nikki Reed, Anna Kendrick, Maggie Grace, Billy Burke, Jackson Rathbone, Peter Facinelli, Noel Fisher, Lee Pace.

Eu assisti ao filme final de semana passado e, desde então, venho enrolando para escrever meu comentário sobre ele aqui no blog. Motivo? Talvez porque eu não saiba exatamente o que dizer... A verdade é que sim, eu gostei dos livros. Sim, eu gostei dos outros filmes. Mas nenhum deles nunca teve a capacidade de arrancar suspiros de mim. Eles são o que são: uma boa adaptação das obras originais. Todos os filmes são fieis aos livros (claro, com algumas mudanças, mas nada de extraordinário). E Amanhecer não é diferente.

O filme começa com os preparativos para o casamento de Bella e Edward e com a cerimônia. Vi comentários em blogs de pessoas falando mal até do vestido de noiva de Bella. Para mim, coisa de gente que não tem o que fazer (sorry!!) e fica querendo ver defeito em tudo! É um vestido normal, people!!! Depois das despedidas, os pombinhos seguem para o Rio de Janeiro (tão bonitinho o Edward falando português - hehehe) e, em seguida, para a ilha onde passarão a lua de mel. Passados alguns dias, Bella descobre que está grávida e é aí que começa todo o drama, pois eles tem que voltar às pressas, já que o bebê (ou feto, como alguns membros do clã Cullen insistem em chamar) está crescendo rápido demais e ninguém sabe exatamente o que ele (ou ela) será.

Bella insiste em ter o bebê (aliás, a primeira vez que ela realmente toda uma atitude de verdade!) mesmo contra a opinião de quase todos, inclusive de Edward. Ela faz de tudo para levar a gravidez até o fim, mesmo o bebê sugando toda a sua energia e deixando-a bastante doente. Chega, inclusive, a beber sangue humano para fortalecê-lo. Enquanto isso, instala-se um verdadeiro drama entre os lobos, com a ruptura do bando e o planejamento de um ataque aos Cullen, pois todos acham que Bella vai acabar morrendo e querem matar o bebê, que representará uma ameaça.

Tenho que destacar aqui a maquiagem de Bella. Ela está simplesmente horrível e só os ossos. Isso também foi alvo de muitas críticas, mas não dá pra deixar uma pessoa que tem um bebê dentro dela literalmente comendo-a de dentro para fora bonitinha, né people?!?! Vamos ser realistas. Ao mesmo tempo, critico o trabalho feito nos demais membros da família Cullen (inclusive em Edward). Nos outros filmes, a aparência deles sempre foi bastante imponente, com seus olhos dourados e suas peles alvíssimas. Em Amanhecer, eles perderam essa imponência e estão mais "normais".

A trama chega ao seu ápice quando o Renesmee (péssimo nome, by the way) nasce. Bella parece não ter sobrevivido. Edward injeta seu veneno em sua amada, na tentativa de transformá-la em vampira e salvar sua "vida", mas ela não reage como deveria. Ao saber da suposta morte de Bella, os lobos preparam um grande ataque, que tem que ser interrompido, pois Jacob tem um imprint por ela e os lobos não podem mais machucá-la. 

O filme acaba com Bella acordando, já como vampira, mas tudo o que vemos são os seus olhos vermelhos...

Como eu disse, o filme é o que é: uma adaptação bem feita da obra original, com o poder de agradar a muitos, mas também de desagradar a outros tantos. Para mim, bom, mas nada de extraordinário. E que venha a parte 2...

0 comentários:

Postar um comentário