sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Desafio Literário 2012 - minha lista


Este ano eu não consegui completar o Desafio Literário, infelizmente... Aliás, passei longe disso. Abandonei na minha "fase negra", quando eu praticamente parei de ler e quando meu blog quase acabou. Mas em 2012 eu pretendo sim cumprir o desafio. Por isso, decidi ser um pouco mais realista e fiz minha lista com apenas um título por mês. Decidi, também, optar por leituras mais "leves" e por livros cuja leitura realmente me interessam. Assim fica mais fácil cumprir o desafio... Acho que dos livros que selecionei, há apenas 1 ou 2 cuja leitura de fato representará um desafio... Eis os escolhidos:

Janeiro - Literatura gastronômica



Título escolhido: Julie & Julia - Julie Powell
Porque escolhi: Eu vi o filme e simplesmente adorei. Na verdade, foi depois de ver o filme que eu fiquei com vontade de voltar a ter um blog e aí o Meus vários mundos acabou nascendo... Desde então, tenho vontade de ler o livro, mas sempre vou adiando. Excelente oportunidade e excelente forma de começar o ano...


Fevereiro - Nome próprio


Título escolhido: Julieta, de Anne Fortier
Porque escolhi: Na verdade eu fiquei muito em dúvida entre esse livro e Marina, de Carlos Ruiz Zafón. Eu li A sombra do vento do autor e gostei bastante. Mas acabei optando por Julieta por ser, como eu disse, mais "leve". Mas acho que vou acabar lendo os dois... Mas o oficial, o escolhido mesmo é Julieta, porque eu gostei da sinopse e vi comentários positivos em blogs amigos.


Março - Serial Killer


Título escolhido: Eu sou Deus, de Giorgio Faletti
Porque escolhi: A dúvida com relação ao mês de março foi qual livro escolher... só na minha estante para ler eu tenho uns 5 livros de serial killer, inclusive o escolhido. Em março eu provavelmente lerei mais de um livro para o desafio (fico só imaginando um mês inteiro só lendo livros de serial killer - adoro!!), mas acabei escolhendo esse para ser o oficial porque, dos que eu tenho, é o único que não faz parte de nenhuma série e porque o outro livro do autor, Eu mato, é simplesmente perfeito!!


Abril - Escritor oriental


Título escolhido: A cidade do sol, de Khaled Hosseini
Porque escolhi: Na verdade, para o mês de abril eu estava com uma dúvida danada, não conseguia encontrar nada que me interessasse de verdade. Tem um livro de um escritor chinês que é maravilhoso, A montanha e o rio, mas esse eu já li... Eu nem havia considerado Khaled Hosseini, por ser do Oriente Médio. Eu estava pensando mais em um autor chinês ou japonês. Mas aí acabei vendo na lista de outra pessoa e na hora me animei para ler A cidade do sol. Mas ainda continuo pensando. Será que vale para o tema? Se não valer, por favor alguém me diga, para que eu escolha outro...


Maio - Fatos históricos


Título escolhido: Quando Nietzsche chorou, de Irvin D. Yalom
Porque escolhi: Porque eu tenho esse livro a séculos e nunca li. Já comecei a ler duas vezes e acabei parando e agora eu quero acabar de uma vez por todas! Eu poderia ter escolhido um livro sobre uma guerra, ou algum outro fato histórico mais "concreto", digamos assim, mas acho que o nascimento da psicanálise é um fato de grande relevância!!


Junho - Viagem no tempo


Título escolhido: Linha do tempo, de Michael Crichton
Porque escolhi: Porque eu nunca li nada do autor e quero conhecer seu trabalho, porque tem suspense, porque eu gostei da sinopse e porque eu já li A mulher do viajante no tempo e Contato, que seriam minhas escolhas mais óbvias para esse mês do desafio.


Julho - Prêmio Jabuti


Título escolhido: Leite derramado, de Chio Buarque de Hollanda
Porque escolhi: Confesso que esse foi um mês que não me animou muito no Desafio Literário. Mas, decidi que iria ler alguma coisa do Chico, já que ele ganhou várias vezes o Prêmio Jabuti. Dentre as sinopses dos livros dele, a que mais gostei foi essa e é o que tem a maior nota no Skoob, além de ser fininho (menos de 200 págimas). Por isso acabei escolhendo esse livro.


Agosto - Terror


Título escolhido: Entrevista com o vampiro, de Anne Rice
Porque escolhi: Porque eu nunca li nada da autora e quero conhecer, porque eu adoro o filme e porque dos livros dela é o "mais famoso". Mas, como eu gosto muito do tema, devo ler mais de um livro no mês de agosto.


Setembro - Mitologia universal


Título escolhido: O herói perdido, de Rick Riordan
Porque escolhi: Por ser uma leitura leve e descontraída. O tema é bastante rico e tem muita coisa boa, mas eu não vou negar que adorei a série de Percy Jackson. Na verdade eu tinha escolhido A pirâmide vermelha, primeiro volume de outra série do mesmo autor. Mas quando vi que tinha uma série nova com o Percy Jackson acabei mudando. Eu não sabia e adorei a novidade! Espero que até lá já tenham lançado mais livros. Mas eu também fiquei com vontade de ler A pirâmide vermelha e vou ver se consigo ler os dois, ou sei lá quantos vão ter até setembro de 2012. Vou, então, chamar o mês de setembro de mês do Rick Riordan.


Outubro - Graphic Novel


Título escolhido: Crepúsculo - Graphic Novel
Porque escolhi: Bem, eu nunca li uma Graphic Novel na minha vida. É isso mesmo! Então, para começar, decidi escolher uma história que eu já conheço e que gosto, para ver se gosto do formato. Se eu gostar, certamente irei ler outros, mas vou apontar apenas esse para o mês.


Novembro - Literatura africana


Título escolhido: Cotoco, de John Van de Ruit
Porque escolhi: Mais uma vez, por ser um livro leve e descontraído e por ter lido muita coisa boa a respeito da obra em blogs amigos.


Dezembro - Poesia



Título escolhido: As coisas, de Arnaldo Antunes
Porque escolhi: Bem, eu não sou muito fã de poesia. Mas, se é pra ler alguma coisa do tema, vou escolher algo atual, contemporâneo, de um autor que eu adoro!! Vou ver se aproveito e leio também Tudos, também dele. Na verdade, são poemas e não poesia, mas acho que vale, não? Creio que sim, pois está na lista de sugestões do próprio Desafio Literário.

Bem, essa é a minha lista. Sei que em alguns meses vou ler mais de um livro sobre o tema, mas vou deixar só com um mesmo, assim não vou ter dificuldades em cumprir o desafio!!!

0 comentários:

Postar um comentário