terça-feira, 1 de novembro de 2011

Filmes - Morangos silvestres

#9 do projeto 300 filmes para ver antes de morrer

Morangos silvestres (Smultronstället)
Ano: 1957
Gênero: Drama
Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman
Elenco: Victor Sjöström, Bibi Anderson, Ingrid Thulin, Gunnar Björndtran, Julian Kindahl, Folke Sundqvist, Björn Bjelfvenstam, Naima Wifstrand, Gunnel Broström, Gertrud Fridh, Sif Ruud, Gunnar Sjöberg, Max von Sydow, Âke Fridell, Yngve Nordwall.


Meu pai me deu esse DVD há algum tempo e eu sempre adiei ver o filme, pois achei que não fosse gostar. Afinal, trata-se de um filme de 1957, em preto e branco e falado em sueco e uma parte (pequena, é verdade) em latim. Ledo engano...

A história é uma das mais singelas que eu já vi. Isak Borg é um homem muito solitário que, aos 78 anos de idade, vai receber uma homenagem na cidade onde lecionou por toda a vida. Ele parte em uma viagem de carro para essa cidade, na companhia de sua nora e de três jovens, a quem oferece carona. No caminho, ele relembra diversos momentos marcantes de sua vida, temendo a morte que se aproxima. Sua realidade se mistura a sonhos estranhos, que o fazem crer que ele está próximo do fim. 

Como eu disse, o filme é muito singelo, de uma ternura única.  Em um único dia, o professor revive seus momentos marcantes, seu casamento, as histórias de sua profissão... Não achei que fosse gostar tanto.

(Spoiler) Fiquei esperando a morte do personagem no final e fiquei extremamente feliz quando isso não aconteceu!

Como todo filme que vejo que não é em inglês (ou em português), estranhei um pouco o idioma e não tirei os olhos da legenda, com medo de perder algo...  Mais do que recomendado!!

0 comentários:

Postar um comentário