domingo, 13 de novembro de 2011

Filmes - O iluminado

#14 do projeto 300 filmes para ver antes de morrer


O iluminado (The shining)
Ano: 1980
Gênero: Terror
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Diane Johnson e Stanley Kubrick, baseado em livro de Stephen King
Elenco: Jack Nicholson, Shelly Duvall, Danny Lloyd, Stacman Crothers, Barry Nelson, Philip Stone, Joel Turkel, Anne Jackson. Tonny Burton, Barry Dennen.



O iluminado possui todos os elementos de um bom filme de suspense (eu não o considero terror, mas sim suspense). Foca no drama psicológico dos personagens, mas sem deixar de ter seus momentos de suspense e sem deixar de causar grande tensão no espectador.

O enredo é conhecido por quase todos: Jack Torrance e sua família se mudam para o hotel Overlook, para cuidar dele durante o longo inverno que torna o acesso ao hotel impossível. É um grande momento para a família, pois Jack pretende usar o tempo livre para escrever e para se recuperar totalmente do seu vício em bebidas.

Só que eles não imaginavam que não estariam sozinhos. O hotel, que parece ter vida própria, quer se apoderar do pequeno Danny, filho do casal, que tem poderes especiais, e usa Jack para isso, levando-o à loucura.

O ponto forte do longa, sem dúvida alguma, são as atuações. O pequeno Danny Lloyd dá um verdadeiro show, Jack Nicholson então, nem se fala. Todos sabem que foi o papel que o consagrou. O olhar de Jack, as cenas em que ele está bêbado, a transformação que ocorre nele durante o tempo que fica lá... é incrível o que o ator conseguiu fazer com o personagem. Shelly Duvall também está excelente. O que ela tem de feia, tem de boa atriz...

O grande problema de O iluminado é quando comparamos o filme à sua obra original. As mudanças feitas no enredo foram tantas, que tornaram a obra de Stephen King quase irreconhecível. Eu nunca fui muito fã de King e já disse isso em outras ocasiões. Acho os livros dele muito "loucos", mas O iluminado é um dos poucos que eu gosto MUITO!! Daí a minha frustração com a adaptação de Stanley Kubrick para o cinema. Sim, people, é isso mesmo, eu estou falando mal do filme, mas apenas se você compará-lo à obra original. Se você não leu o livro, tenha certeza de que estará diante de um filmaço, mas se leu, ficará um tanto frustrado com as alterações, principalmente com o final...

E esse sentimento não é só meu, pois o próprio Stephen King produziu uma versão para a televisão da obra, em 1997, no formato de minissérie, com quase 5 horas de duração. Ele disse que naquela obra, para a TV, estava o que ele gostaria de ter visto no cinema com relação à história por ele criada. 

Eu vi as duas versões e, sem dúvida, a mais recente é muito mais fiel à obra original. O que posso dizer é que, se tivéssemos a versão de 1997 com o elenco de 1980 (não desmerecendo o elenco da de 1997) estaríamos diante do filme perfeito!!!

0 comentários:

Postar um comentário