quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Filmes - Trilogia De volta para o futuro

# 15, 16 e 17 do projeto 300 filmes para ver antes de morrer

De volta para o futuro (Back to the future)
Ano: 1985
Gênero: Ficção científica
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Robert Zemeckis e Bob Gale
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Crispin Glover, Billy Zane, Lea Thompson. Thomas F. Wilson, Mark McClure, Claudia Wells, Wendie Jo Sperber, George DiCenzo, Lee McCain, James Tolkan.


Dos clássicos dos anos 80, De volta para o futuro é aquele que mais influência exerceu sobre mim. Sempre gostei demais do filme, especialmente desse primeiro. Achei a idéia simplesmente fantástica e, da primeira vez que vi, me senti dentro da máquina do tempo com Marty. O legal do filme é que ele traz um pouco de tudo para o espectador: aventura, romance, ficção, comédia e até um certo drama. 

E o mais legal da história é que não há como não se identificar com o protagonista, afinal de contas, quem não gostaria de viajar no tempo e conhecer seus pais ainda jovens? E ainda por cima nos faz parar para pensar, em como uma simples mudança, um simples evento poderia mudar toda a nossa vida se tivesse ocorrido de uma maneira diferente.

Revendo o filme agora, pude perceber alguns errinhos que não me lebrava de haver notado antes, nas nada que comprometa a qualidade da obra e de seus efeitos, inovadores à época do lançamento. A qualidade da obra é muito boa, com destaque para a trilha sonora, marcante e inesquecível, assim como outros temas de filme. É impossível não ouvir e associar imediatamente ao longa.

Adorei rever e me diverti bastante!!


De volta para o futuro II (Back to the future part II)
Ano: 1989
Gênero: Ficção científica
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Robert Zemeckis e Bob Gale
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Elizabeth Shue, Elijah Wood, Lea Thompson. Thomas F. Wilson, James Tolkan, Jeffrey Weissman, Charles Fleischer, Darlene Vogel, Jason Scott Lee, Flea.


Dos três filmes, esse para mim é o mais inteligente, o mais criativo e o mais bem feito. É verdade que o futuro não é nada parecido com o retratado no filme, mas mesmo assim é legal de ver como o ano de 2015 foi retratado lá em 1989. Os carros ainda não voam (aliás, seria uma excelente solução para o problema do trânsito em algumas cidades), a justiça continua lenta, os advogados não foram abolidos (ainda bem!) e as roupas não são autosecantes.

Mas o que eu gosto mesmo na segunda parte da trilogia ainda é a parte do passado. Muito bem elaborada, com os dois Marty vagando por 1955 ao mesmo tempo. Todos os elementos apresentados no primeiro longa permanecem: comédia, drama, romance, aventura. Para mim, um dos poucos casos em que a continuação supera o original. Adoro!!


De volta para o futuro III (Back to the future part III)
Ano: 1990
Gênero: Ficção científica
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Robert Zemeckis e Bob Gale
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Elizabeth Shue, Richard Dysart, Mary Steenburgen, Lea Thompson. Thomas F. Wilson, James Tolkan, Hugh Gillin, Mark McClure, Wendie Jo Sperber, Jeffrey Weissman, Bill McKinney, Todd Cameron Brown, Flea.


Ok, agora vocês não vão acreditar, mas eu nunca tinha visto a parte final da trilogia. Isso mesmo! E eu explico o porquê. Quando eu vi o segundo filme pela primeira vez, passou umas partes do terceiro ao final e eu vi que era no velho oeste. Eu nunca gostei de filmes de faroeste e continuo sem gostar até hoje, por isso não tive vontade de ver na época (lembrem, eu era apenas uma criança). Aí o tempo foi passando e eu acabei esquecendo do rapaz que não gosta de ser chamado de covarde e acabei sem ver... até agora!!


O problema foi devidamente solucionado, mas minhas suspeitas se concretizaram porque, dos três filmes, é o que eu gostei menos. Acho toda essa coisa de faroeste, de duelo, um tanto quanto ridícula, estereotipada demais nos filmes. E achei nesse também.


Mas o final eu adorei, isso eu não tenho como negar!!!


0 comentários:

Postar um comentário