domingo, 6 de novembro de 2011

Livros - O cirurgião


Eu não conhecia o trabalho da autora Tess Gerritsen. Comprei esse livro por acaso, há alguns meses, passeando por uma livraria. Comecei a leitura antes, mas não me empolguei (não por culpa do livro, mas minha mesmo) e acabei deixando-o de lado. Mas, quando peguei novamente para ler, o difícil foi deixá-lo de lado...

A obra, se comparada a alguns outros livros de serial killers que eu li, não traz nada de excepcional. Segue à risca a cartilha do bom livro sobre o tema, com todos os elementos que deve ter. Mas, mesmo assim, há algo de diferente, de peculiar nesse livro, que o torna muito bom. E o que é? A forma como a autora expõe a realidade, nua e crua, sem rodeios. Lembrou-me um pouco Coração apaixonado, de Chelsea Cain. 

Os personagens são cativantes. Rizzoli, uma policial tentando sobreviver em um mundo tipicamente masculino; Moore, o policial certinho que acaba se apaixonando pela vítima e Cordell, a médica forte, que esconde os terrores do seu passado. A trama é envolvente, os eventos se desenvolvem de uma forma lógica e contínua, não deixando furos no enredo, que é bem amarrado. As razões do assassino são plausíveis, sem forçar a barra.

Isso sem falar que a autora apresenta muito bem a questão do abuso sexual. O livro trata do tema de forma realista, dura, seca, porém sem ser de mal gosto ou vulgar. Até mesmo as partes que envolvem sangue, morte, vísceras, hospital, cirurgia são descritas, como eu disse, de forma bastante real, mas sem causar repulsa.

(Spoiler) Se eu tenho um ponto negativo a comentar, é que passei o livro inteiro esperando que o assassino fosse algum dos personagens principais da trama, talvez o médico amigo de Cordell ou um residente (a história se repete...) Quando a identidade do serial killercomeçou a ser revelada e eu percebi que não era alguém de relevância na trama, fiquei com aquela pequena pulga atrás da orelha. Mas nada que interfira no resultado final da obra.

Enfim, um livro muito bom que eu, definitivamente, recomendo. Li comentários dizendo que esse é o melhor da série, que os outros livros da autora são mais fracos... Só lendo pra crer!! hehehe O próximo é O dominador, que não está disponível nas grandes livrarias da net. Assim que eu encontrar, compro e digo a vocês o que achei.

0 comentários:

Postar um comentário