terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cinema - O amor não tem fim

Late Bloomers: O amor não tem fim (Trois foi 20 ans)
Ano: 2011
Gênero: Drama
Direção: Julie Gavras
Roteiro: Olivia Dazat e Julie Gavras
Elenco: William Hurt, Isabella Rossellini, Doreen Mantle, Kate Ashfield, Aidan McArdie, Arta Dobroshi, Luke Treadway, Leslie Philips, Hugo Speer, Joanna Lumley, Simon Callow, Iona Warne, Ryan Quartley, Nicholas Farrell, Sushil Chadasama, Joanna Bobin.


Um filme sobre o envelhecer, situação pela qual todos, mais cedo ou mais tarde, iremos passar um dia. O que eu gostei do filme foi que ele tratou do tema com bastante sutileza mas, ao mesmo tempo, isso me incomodou um pouco, pois as questões não foram tratadas a fundo, apenas de forma superficial. Mas talvez essa tenha sido exatamente a intenção da diretora. Não fazer um filme pesado, denso, mas sim um filme leve, que trata do tema central com uma abordagem menos densa.

O filme é protagonizado pelo casal Adam e Mary. Ela, após seu marido receber um prêmio como arquiteto e após um pequeno incidente de perda de memória, começa a se dar conta de que ambos estão envelhecendo. A partir daí, surgem vários questionamentos, algumas tentativas de, senão parar, ao menos amenizar a passagem do tempo, uma separação do casal, traição, a tentativa dos filhos de reunir os pais, a confirmação da virilidade do homem, a confirmação de que ainda é capaz de seduzir da mulher... várias situações são mostradas no filme, todas na tentativa do casal, cada um à sua maneira, de aprender a lidar com a nova fase da vida que se inicia.

Eu acredito que envelhecer seja uma tarefa mais fácil para o homem do que para a mulher. Enquanto os cabelos grisalhos de um homem muitas vezes o deixa mais charmoso, os de uma mulher dão a ela um ar de decadência. Assim como a sua personagem, Isabella Rossellini, um ícone de beleza, também envelheceu. Fazia muito tempo que eu não via um trabalho da atriz e minha primeira reação quando eu a vi foi: "nossa, como ela está acabada!" Mas depois parei para olhar melhor e ainda encontrei traços de sua beleza. Uma beleza mais madura, é verdade mas, ainda assim, beleza.

Mas, voltando ao filme, não achei nada excepcional, mas mesmo assim, gostei. Um bom filme.

    0 comentários:

    Postar um comentário