sábado, 14 de janeiro de 2012

Filmes

Ok, hoje vou sair um pouco do tema livros, mas sem sair de verdade... Os dois livros que li até agora para o Desafio Literário foram adaptados para o cinema e aproveitei a deixa para ver os filmes. Na verdade, para revê-los, pois já os havia visto. Duas coisas me chamaram a atenção em ambas as obras: a primeira delas é que os filmes são extremamente fiéis aos livros e a segunda é que, em ambos os casos, a obra adaptada conseguiu superar a original, na minha opinião. São eles:

Julie & Julia (Julie & Julia - 2009)

Como eu disse antes, tenho um carinho especial por esse filmes, tendo em vista que este blog nasceu depois que eu vi o longa e fiquei morrendo de vontade de "imitar" Julie. O filme é mais clean que o livro, a meu ver. A principal coisa que me incomodou durante a leitura foi que a autora misturava muito os assuntos, tornando tudo muito confuso e até corrido. No filme, não vemos tanto isso.

A história é leve e divertida e garante boas risadas. Meryl Streeo está simplesmente perfeita no papel de Julia Child, com seu sotaque acentuado e seu jeito meio "estabanado". Amy Adams também está bem, fazendo uma Julie bastante graciosa. A junção da história das duas mulheres, com suas semelhanças e diferenças, ficou muito boa, apesar de em alguns momentos o filme focar muito em Julia, deixando Julie um tanto de lado. 

Com o perdão do trocadilho, um filme delicioso de se ver.


Como água para chocolate (Como agua para chocolate - 1992)

Aqui, também gostei mais do filme do que do livro, como dito anteriormente. O livro não me agradou muito, achei a leitura cansativa e bastante enfadonha. Mas, apesar do filme ser extremamente fiel ao livro, gostei bastante do filme. Um exemplo clássico, para mim, de que a mesma história, contada de formas diferentes, pode ser melhor ou pior. 

O filme tem mais ritmo, não se perde tanto nas receitas e modos de preparo dos pratos. Ao dar vida e rostos aos personagens de Laura Esquivel, o diretor mexicano Alfonso Arau tornou-os mais críveis, fazendo um filme acima de tudo sobre o prazer, seja ele do amor ou da comida e transformando uma história um tanto mística em um filme mágico. Gostei bastante.

0 comentários:

Postar um comentário