quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Livros - O corretor

O corretor
Autor: John Grisham
Editora: Rocco
Ano: 2005
Páginas: 360
ISBN: 8532519571
Tradução: A. B. Pinheiro de Lemos



"Segundo a reportagem da revista, os rendimentos do corretor na ocasião eram superiores a dez milhões de dólares por ano, embora ele se esquivasse às indagações do repórter nesse ponto. Sua firma de advocacia tinha duzentos advogados, pequena pelos padrões de Washington, mas, sem dúvida, a mais poderosa nos círculos políticos. Era uma máquina de lobby, não um escritório em que advogados autênticos praticavam seu ofício. Mais como um bordel para empresas ricas e governos de outros países.
Ah, como os poderosos caem, refletiu o sr. Sizemore, enquanto observava a garrafa tremer." (pág. 22/23)

Mais um livro empolgante de John Grisham. É incrível como eu gosto do estilo do autor, como ele consegue me prender com suas obras, do início ao fim. É verdade que essa não é o melhor livro dele, mas está longe de ser dos piores. Aliás, ainda não li um livro dele que eu não tivesse realmente gostado. É verdade que gosto mais de alguns do que de outros, mas dou sempre quatro ou cinco estrelas ao autor.

O corretor narra a trajetória de Joel Backman, um poderoso lobista que acaba se dando mal em um dos seus negócios. Achando que sua vida está em risco, ele acaba se declarando culpado diante do grande júri e é condenado a 20 anos de prisão, sem direito a livramento condicional. Joel passa seis anos atrás das grandes e, um belo dia, é surpreendido com a notícia de que recebeu indulto do Presidente dos Estados Unidos e é um homem livre. Mas será que ele está livre mesmo?

Joel é levado para a Itália, por um grupo desconhecido, que está protegendo-o. Ele acredita que se trata da CIA, mas não tem como provar. Lá, ele recebe roupas, uma nova identidade e passa a ter aulas de italiano. Mas Joel não pode desfrutar de sua recém adquirida liberdade, pois é constantemente vigiado, além de não ter dinheiro nem um passaporte para poder viajar. Aos poucos, sua antiga personalidade vai voltando, e logo o corretor - como era conhecido em seus dias de glória - começa a arquitetar um plano para se ver realmente livre. 

Só que ele não é o único a ter um plano. Seus supostos protetores também tem um plano, que é o de entregá-lo às pessoas que se sentiram prejudicadas quando o seu último negócio deu certo. E são muitas pessoas... vários países querem a cabeça do corretor. Será que ele vai conseguir escapar?

"E joel se perguntou, pela centésima vez: Por que exatamente se encontrava ali? Por que fora retirado da prisão? Um indulto presidencial é uma coisa... mas por que uma fuga internacional? Por que não lhe entregar os documentos necessários, deixá-lo sair da velha Rudley e levar sua vida da maneira que pudesse, como acontecia com todos os outros criminosos que eram perdoados?
Ele tinha um pressentimento. Podia arriscar um palpite, que seria bastante acurado.
e que o apavorava." (pág. 62)

Quase todas as resenhas que li sobre o livro no Skoob faziam críticas aos detalhes da obra, às inúmeras aulas de italiano. Essa foi uma das coisas que mais me agradou no livro. Com Joel e Francesca, o leitor pode passear pelas ruas de Bolonha, conhecer um pouco da história e dos encantos da cidade. Além do mais, o italiano é uma língua belíssima, muito sonora e fácil de entender, principalmente escrita. Não me incomodou nem um pouco os trechos no idioma. 

Achei que com esses detalhes e com essas descrições, Grisham tentou inovar um pouco seu estilo de escrita, mas sem deixar de lado a narrativa densa e eletrizante que fazem dele um excelente autor. Gostei bastante do resultado e recomendo a leitura. É verdade que o final não é dos mais inusitados, mas foi exatamente o que eu queria que acontecesse...

1 comentários:

mirtes disse...

Esse ainda não li, mas adoro John Grisham... inclusive tô com uma resenha pra "nascer" aqui e nunca dou jeito de terminá-la hahaha
Eu tb nunca desgostei de nenhum livro do autor, mas A intimação é um que eu poderia classificar como pior até agora hehe

Mto boa sua resenha!
Beijos

Postar um comentário