sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cinema - Os descendentes

Os descendentes (The descendants)
Ano: 2012
Gênero: Comédia dramática
Direção: Alexander Payne
Roteiro: Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash, baseados no livro de Kaui Hart Hemmings
Elenco: George Clooney, Matthew Lillard, Shailene Woodley, Amara Miller, Nick Krause, Patricia Hastie, Judy Greer, Robert Forster, Barbara L. Southern, Celia Kenney, Rob Huebel, Mary Birdsong, Karen Kuioka Hironaga, Carmen Kaichi, Beau Bridges, Matt Corboy, Matt Esecson, Michael Ontkean, Stanton Johnston, Hugh Foster, Tiare R. Finney, Tom McTigue, Grace A. Cruz.

Um filme primoroso, sobre a dor e o sofrer. Matt é um advogado que vive no Havaí, com sua esposa e a filha mais nova, enquanto a mais velha estuda fora. Só que a vida dele muda drasticamente quando sua esposa sofre um acidente, estando em coma há 23 dias. Diante de todo o sofrimento pelo qual está passando, Matt precisa lidar com as duas filhas, inclusive com uma adolescente, que revela para ele que sua esposa estava tendo um caso. Seu mundo desmorona. Ao mesmo tempo, Matt tem que lidar com a situação da venda das terras herdadas de seus ancestrais, envolvendo todos os seus primos. Matt descobre quem é o amante da esposa e parte em busca dele, e de respostas, já que não as pode obter da mulher, à beira da morte.

O forte do filme, sem dúvida alguma, são os diálogos, que retratam toda a dor e o sofrimento do personagem e, ao mesmo tempo, seu desejo de seguir em frente com a vida e se aproximar das filhas. O Havaí não é explorado apenas como um belo lugar. As ondas e o surf são deixados de lado (o que eu gostei), apesar de praias lindíssimas serem mostradas.

O elenco está inspiradíssimo. George Clooney atua de forma impecável, mas quem chamou mesmo minha atenção foi Shailene Woodley, no papel de Alexandra, que consegue aliar a rebeldia da adolescência com uma lealdade ao pai realmente comovente. 

Um filme para refletir sobre as mudanças trágicas da vida, sobre a dor e o sofrimento, sobre a capacidade de superação do ser humano, sobre o perdão... Muito bom!!!

0 comentários:

Postar um comentário