sábado, 4 de fevereiro de 2012

Desafio Literário 2012 - fevereiro - livro 1

Marina
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Ano: 2011
Páginas: 192
ISBN: 9788581050164
Tradução: Eliana Aguiar





"Na época, não sabia que, mais cedo ou mais tarde, o oceano do tempo nos devolve as lembranças que enterramos nele. Quinze anos depois, a memória daquele dia voltou para mim. Vi aquele menino vagando entre as brumas da estação de Francia e o nome de Marina se acendeu de novo em uma ferida aberta.
Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma. Esse é o meu." (pág. 8)

Quando eu fui fazer minha lista para o DF, fiquei muito em dúvida se escolhia Marina ou Julieta para a minha leitura do mês. Acabei optando pelo segundo apesar de, no fundo, saber que eu iria ler pelo menos os dois. Então, o que aconteceu com Julieta? Deveria sim ter sido a minha primeira leitura do mês, mas isso não foi possível, graças a www.saraiva.com.br, que me entregou uma caixa cheia de livros... errados!! Mas, já fiquem sabendo que ainda pretendo lê-lo esse mês, pois cancelei a compra e vou adquiri-lo em uma livraria física mesmo. A minha meta de leitura para o mês de fevereiro são 6 livros: Marina, Coraline (leitura em andamento), Christine, Julieta, Grace e Pollyanna (que é provável que eu tenha lido em algum momento da infância, mas como eu realmente não lembro nada da história, vou ler novamente. Eu sei que o DL não aceita releituras, mas eu de fato não lembro se li ou não, lembro apenas que minha irmã tinha em casa, por isso vou contar como leitura inédita). Será que eu consigo? Bem, mas vamos parar de enrolação e falar logo do livro...

Assim como a maioria das pessoas, eu conheci Carlos Ruiz Zafón através do livro A sombra do vento, uma leitura muito empolgante e um livro que entrou para a minha lista dos favoritos. Vi muitos comentários bons sobre Marina, daí a vontade de ler, especialmente já tendo gostado muito de uma obra do mesmo autor. Mais uma vez, a história se passa em Barcelona, mas não uma Barcelona qualquer... A Barcelona de Zafón é cinzenta e enigmática, o que dá um toque a mais às suas histórias.

Óscar é um garoto que vive em um internato. Ele gosta de perambular pelas ruas da cidade e, um dia, acaba descobrindo um casarão que chama a sua atenção. Lá ele conhece Marina e seu pai, Germán, e eles logo se tornam amigos inseparáveis. Coisas estranhas começam a acontecer ao redor deles e os amigos logo se veem diante de um grande mistério e de uma aventura.

A narrativa do autor continua muito boa e muito intensa. Os cenários são bem descritos, os personagens cativantes, mas mesmo assim eu ainda preferi A sombra do vento. Achei o enredo mais plausível.Mas, uma coisa que eu gostei bastante nessa obra foi a relação entre Marina e seu pai.

"Muitas vezes, quando eles não reparavam em mim, ficava observando Germán e Marina brincando, lendo ou confrontando-se em silêncio diante do tabuleiro de xadrez. O laço invisível que unia aqueles dois, o mundo à parte que tinham construído, distante de tudo e de todos, tinha uma força de atração maravilhosa. Uma miragem que eu às vezes tinha medo de destruir com minha presença. Havia dias em que, caminhando de volta para o internato, eu me sentia a pessoa mais feliz do mundo só por poder compartilhar aquele mundo com eles." (pág. 50)

O livro tem duas histórias distintas, uma de amor e uma de mistério, suspense, aventura. No início, as duas caminham separadamente, para depois se unir. A história de amor é linda e emocionante. Já a de mistério é muito envolvente, no início. Tinha momentos em que eu ficava me perguntando "o que acontecerá em seguida?" e ficava naquela ânsia por virar as páginas, por saber o desfecho da trama. E foi exatamente nesse desfecho que o livro perdeu um pouco do seu encanto, para mim. Sei lá, apenas esperava algo diferente...

Mas mesmo assim é uma leitura muito boa. Nota 4.

2 comentários:

Vivi disse...

Pelas resenhas que tenho lido, estou cada vez mais convecida de que tenho que ler esse livro.

Anônimo disse...

Marina - vai ganhar o Oscar no mes de fevereiro do DL!!!! Merecidissimo!!!!

Postar um comentário