domingo, 19 de fevereiro de 2012

Desafio literário - fevereiro - livro 4

Pollyanna
Autora: Eleanor H. Porter
Editora: Companhia Editora Nacional
Ano: 1979
Páginas: 181
ISBN: --
Tradução: Monteiro Lobato


"Acho que não é preciso aprender a viver. Eu, pelo menos, não aprendi."

Quando eu escrevi a resenha do primeiro livro do mês do DL (Marina), fiz uma ressalva, dizendo que não me lembrava se já havia lido Pollyanna durante a infância. Agora posso afirmar categoricamente que eu não li, pois eu teria me lembrado, com certeza, e não teria feito nenhuma questão de reler. Isso mesmo, você entendeu bem. Eu achei Pollyanna muito, mas MUITO chata!!!

A personagem é uma órfã que vai morar com sua tia Polly e acaba mudando toda a sua cidade com o seu famoso jogo do contente, onde a pessoa, por pior que seja a situação, deve sempre encontrar uma razão para ficar contente.

Achei a personagem por demais irritante. Tinha momentos que eu queria jogar o livro para o alto, com a história das muletas no lugar da boneca. Não aguentava mais todo aquele otimismo! Ok, eu sei que o livro enaltece valores importantes, como solidariedade, compaixão e humanidade, mas não dá para ser contente o tempo todo! Simplesmente não dá!!!

Eu estou longe de ser uma pessoa pessimista, sou apenas realista. Mas eu acho que as tristezas e decepções fazem parte da vida de todos e são importantes, pois são elas que nos dão força para superar os obstáculos e vencer as adversidades. Tristezas fazem parte do crescimento do ser humano. 

Talvez o livro seja bom para pré adolescentes, mas definitivamente não me cativou. Mas, vou ser bastante otimista e dar outra chance a Pollyanna, vendo se ela ficou menos chatinha na juventude, iniciando agora a leitura de Pollyanna moça, que não entra para o DL, mas que será devidamente comentado aqui no blog.

Nota: 2

0 comentários:

Postar um comentário