terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Desafio literário - fevereiro - livro 5

Julieta
Autora: Anne Fortier
Editora: Arqueiro
Ano: 2010
Páginas: 448
ISBN: 9788599296912
Tradução: Vera Ribeiro


"Será que eu estava louca? Talvez. Porém há muitas formas diferentes de insanidade. Tia Rose sempre presumira que o mundo inteiro vivia num estado de constantemente flutuante e que a neurose não era uma doença, mas uma realidade da vida, como a acne. Uns têm mais, outros menos, porém só as pessoas verdadeiramente anormais não têm nem um pouco. Essa filosofia do senso comum já havia me consolado muitas vezes e voltou a fazê-lo nesse momento."

"Mas, afora nossas xarás medievais também terem sido gêmeas, foi difícil encontrarmos muitas outras semelhanças entre a vida delas e a nossa. Elas tinha vivido numa época em que as mulheres eram vítimas silenciosas dos erros dos homens, nós, ao que parecia, estávamos livre para cometer nossos próprios erros e falar sobre eles tão alto quanto quisermos."

Acabei de ler o livro quase agora e vim correndo escrever a resenha, não apenas porque o mês já está quase no fim, mas porque eu simplesmente amei o livro, que entrou para a minha lista de favoritos. E olhem que se trata do livro de estreia da autora. E que estreia!!!

A autora apresenta uma nova versão para a obra de Shakespeare, passada em Siena no ano de 1340 ao mesmo tempo que conta a história de Julie, que viaja para a Itália em busca de um suposto tesouro deixado por sua mãe, da qual ela mal se lembra. A paritir daí, as duas histórias correm paralelamente para chegar a um final bastante diferente do imortalizado por Shakespeare. E tudo isso em meio a maldições, máfia, sociedades secretas, reviravoltas, caça ao tesouro por túneis subterrâneo, dentre outros elementos, que tornam a leitura empolgante.

Acho que se esse livro for mais divulgado poderá causar tanto impacto quanto O código Da Vinci causou na época do seu lançamento, porque causa polêmica e traz uma nova versão de uma história já imortalizada. Tudo bem que Dan Brown colocou em xeque a Bíblia enquanto Anne Fortier faz isso com uma obra de Shakespeare, mas a essência é a mesma. Aliás, o estilo da autora me lembrou bastante o de Brown, principalmente no final do livro, com as reviravoltas e surpresas na trama, que une romance, mistério, suspense, aventura, tudo em um livro só.

A história é muito boa, envolvente desde as páginas iniciais. A visão paralela das duas Sienas, a de 1340 e a dos dias de hoje, a "verdadeira versão" da história de Romeu e Julieta, o amor impossível entre os pombinhos apaixonados, a história de Julie, que busca se conhecer e encontrar algum sentido em sua vida por meio de sua história, a forma como a autora consegue atrelar as duas histórias, como as peças do quebra cabeça vão se encaixando ao longo da leitura. Tudo no livro é perfeito, do início ao fim. 

Nota: 5


P.S. Ainda tenho um livro para ler para o mês de fevereiro. Será que dá tempo de publicar a resenha até a meia noite de amanhã?? Corrida contra o tempo!!!

0 comentários:

Postar um comentário