quarta-feira, 14 de março de 2012

Desafio literário - março - livro 3

Dexter: design de um assassino
Autor: Jeff Lindsay
Editora: Planeta do Brasil
Ano: 2011
Páginas: 272
ISBN: 9788576654797
Tradução: Cassius Medauar




"Quanto mais pensava nas coisas, mais eu me convencia de que estava chegando perigosamente perto de ter emoções humanas reais a respeito deste caso, e, conforme o dia foi passando, pensei mais e mais naquilo. Estava com uma estranha sensação de estrangulamento na minha garganta, e uma ansiedade vaga e sem propósito que eu não conseguia afastar, e não pude deixar de pensar se aquilo era como alguém culpado se sentia. Supondo que eu tivesse uma consciência, ela estaria perturbada agora? Era muito perturbador, e eu não estava gostando nada disso." (págs. 107/108)

Iuuuuuuu!! Meu serial killer preferido está de volta!! E em dose dupla!! No mês dos serial killers no Desafio Literário eu não poderia, de forma alguma, deixar Dexter de fora. Então, estou colocando a leitura dos livros em dia. Dexter: design de um assassino - 4º volume da série - já foi devidamente lido e Dexter é delicioso - 5º livro - está sendo deliciosamente devorado (ok, trocadilho infame, admito!!)

O livro tem início em Paris, na lua de mel de Dexter e Rita. Após regressarem da viagem, Dexter se vê diante de uma nova realidade, e descobre que a vida de casado pode não ser tão ruim como ele imaginava. Até que vários corpos humanos estranhamente arrumados são encontrados em diversos pontos da cidade, o que aguça a intuição de Dexter e desperta o seu Passageiro Sombrio. Será que há um novo serial killer nas ruas de Miami? Dexter logo entra em ação, só que as coisas não saem exatamente como ele planejou...

"Não tem nada aqui que perturbará a inexistente alma de Dexter. Eu tinha feito o meu trabalho, tirado uma pessoa má do frenesi da vida, e o colocado em vários sacos plásticos, onde ele merecia estar. Se foi descuidado e sem planejamento, ainda assim foi justificado, como diriam os meus colegas da polícia." (pág. 109)

Depois do fraco terceiro volume, a serie de livros volta às suas origens. Com o humor negro que lhe é peculiar e em processo de humanização - apesar de negar tal processo - Dexter volta a ser o personagem pelo qual eu me apaixonei. Sim, porque o Dexter do terceiro livro eu não entendi bem, mas esse eu entendo perfeitamente...

É verdade que ele mata bem menso nessa obra, mas acho que isso tem a ver justamente com o processo de humanização que ele vem enfrentando. Ele não é mais aquele ser solitário e sem sentimentos. Ter uma família está mudando o personagem e eu estou gostando bastante dessa mudança. Gosto desse Dexter, apenas acho que ele não pode mudar totalmente e esquecer seus velhos hábitos totalmente. Ele precisa, de vez em quando, deixar a voz do Passageiro Sombrio falar mais alto e se entregar aos prazeres da noite!! Até porque, sem isso, a série perde totalmente a graça e o sentido.

Mas, voltando ao livro. Tenho que tirar o chapéu para o autor. É impressionante como ele consegue manter as histórias interessantes e instigantes. Algumas pessoas criticaram o esse livro, dizendo que a trama ficou solta, sem ligação com os livros anteriores, mas eu achei que não. Achei que deu continuidade sim ao enredo como um todo e ainda "limpou a bagunça" deixada pelo terceiro volume da série - de longe o mais fraco de todos.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o fato de que os livros e a série de TV estão tomando rumos diferentes. Eu ainda não assisti à 6ª temporada (estava justamente querendo ler os livros antes), mas pelo que eu vi até agora, as histórias são completamente diferentes, em nada se assemelham. O que, aliás eu adoro, pois tornam os dois independentes e nos garante mais histórias do personagem. Eu apenas me pergunto quem está de fato inspirando quem: os livros inspiram a série de TV ou a série de TV inspira os livros? e mais, de qual dos dois Dexter eu gosto mais?

Ainda não consegui encontrar as respostas para essas perguntas, mas enquanto isso, vou me divertindo com os dois...

Nota: 5

1 comentários:

Vivi disse...

Dexter tá muito bem cotado no DL de março. Só conhecia de ouvir dizer o primeiro livro. Saber que há continuação, me dá um certo desespero. Sou difícil de acompanhar séries...

Postar um comentário