quarta-feira, 28 de março de 2012

Desafio literário - março - livro 5

Dragão vermelho
Autor: Thomas Harris
Editora: Record
Ano: 1983
Páginas: 348
ISBN: 8501022764
Tradução: José Sanz




"Graham acendeu as luzes e as manchas de sangue nas paredes, no colchão e no assoalho saltaram-lhe os olhos. O ar ainda estava cheio de gritos lancinantes. Sentiu-se desfalecer perante o ruído deste quarto silencioso sujo de manchas sombrias."


"Houve uma época em que teria pedido desculpa por ter incomodado o homem e não voltaria a por os pés na tabacaria. Durante anos tinha aceitado toda a merda que as  outras pessoas lhe tinham dado. Mas isso acabara. O homem podia ter insultado Francis Dolarhyde: mas não podia enfrentar o Dragão. Tudo fazia parte odo renascer."


De Dexter para Hannibal Lecter. Faltando uma semana para encerrar o mês, eu decidi acrescentar a leitura dos quatro livros de Thomas Harris para minha meta do DL (a ideia inicial era ler apenas O silêncio dos inocentes). Missão quase impossível!! Será que eu consigo?? Dois já foram, só faltam dois (e três dias).


Dragão vermelho é um romance policial clássico. Tem todos os elementos que esse tipo de obra deve ter. Não é sobre o odiado - e ao mesmo tempo adorado - Hannibal Lecter. Não é sobre Graham e seus conflitos e traumas do passado em confronto com o seu brilhante dom de desvendar a mente de serial killers. Não é sobre o Francis Dolarhyde, sua infância infeliz e traumática e seus distúrbios comportamentais. É sobre tudo isso... E muito mais!!!


A história, depois do filme, tornou-se bastante popular, razão pela qual dispensa sinopse. O longa é muito bom (aliás, pretendo revê-lo nos próximos dias), mas o livro ainda consegue ser um pouco melhor. As razões são as mesmas que me fazem preferir muitas vezes o livro, mesmo quando eu também adoro o filme: a riqueza de detalhe, a possibilidade de poder explorar o "interior" de alguns personagens, a própria escrita eletrizante do autor. As histórias, nesse caso específico, são bastante semelhantes.


Como eu já conhecia bem o personagem Lecter pelos filmes, nunca tinha tido curiosidade em ler os livros. Comprei uma versão pocket de O silêncio dos inocentes há algum tempo, mas nunca tinha priorizado a leitura. Agora, depois de ler dois livros do autor e estar com o terceiro aqui do meu lado para começar assim que terminar de escrever este post, só posso me sentir aliviada por ter tido tempo de reparar esse terrível erro e ler logo a obra completa do autor. Thomas Harris consegue prender o leitor em absolutamente todas as páginas dos seus livros. Ele mexe não apenas com o psicológico dos personagens, mas com o nosso também. É impossível não experimentar os mais variados sentimentos ao longo da leitura.


A única razão para o livro não ter ganho 5 estrelas na minha avaliação é porque eu queria mais Lecter na trama. Na verdade, em Dragão Vermelho ele se limita apena a uma "participação especial". Mas esse problema foi devidamente sanado em "O silêncio dos inocentes". Mas, com certeza, merece ser lido!!!


"Quando não estamos sós, quantas vezes se pode olhar à vontade para onde queremos?"


Nota: 4

0 comentários:

Postar um comentário